E se a Vida te Desse Limões, o que Você Faria?

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v7i3.843

Palavras-chave:

Clube de Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Sucessão, Universidade, Caso de Ensino

Resumo

Fundador de um clube de empreendedorismo universitário, inspirado por modelos estrangeiros, Guilherme superou diversos desafios em prol de fortalecer um empreendimento e sua marca. Juntamente com seus sócios, o jovem, que possui experiência em startup, priorizou a diversidade no momento de recrutar os primeiros membros do clube. Contudo, esse elemento revelou-se complexo em termos de gestão e trouxe algumas surpresas desagradáveis, ocasionando a dissolução da primeira equipe. Resiliente e com experiência no assunto, ainda que jovem, o empreendedor conseguiu formar uma nova equipe e encontra-se com novos projetos em vista para o clube de empreendedorismo. Amparado pelos aprendizados decorrentes dos erros do passado, os quais Guilherme deseja evitar que ocorram novamente e movido por novos planos, o jovem encontra-se diante daquele que talvez seja o seu maior desafio até o momento: conduzir o processo de sucessão sem que o clube se desfaça. Os dados para a elaboração do caso foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação direta e documentos do clube. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Paula Arantes, Universidade Federal de Goiás - UFG.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, (Brasil). Gerente de Pesquisa e Inovação em Produtividade na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia - SEDETEC. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Daniel do Prado Pagotto, Universidade Federal de Goiás - UFG.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, (Brasil). Pesquisador membro do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT/UnB) na Universidade de Brasília.

Maria Salete Batista Freitag, Universidade Federal de Goiás - UFG.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, (Brasil). Professora associada da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Referências

Akgün, A. E., Lynn, G. S., Keskin, H., & Dogan, D. (2014). Team Learning in IT implementation projects: antecedents and consequences. International Journal of Information Management, v. 34, pp. 37-47. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2013.09.007

Associação Brasileira de Startups. (2016). Definição startup. Disponível em: <http://www.abstartups.com.br/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

Borges, A. F., & De Lima, J. B. (2012). O Processo de Construção da Sucessão Empreendedora em Empresas Familiares: um estudo multicaso. REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 1(1), pp. 131-154. DOI: https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.17

Carmeli, A., Edmondson, A. C., & Tishler, A. (2011). CEO relational leadership and strategic decision quality in top management teams: The role of team trust and learning from failure. Strategic Organization, 10(1), 31-54. DOI: https://doi.org/10.1177/1476127011434797

Gioia, T. (1987). Jazz: The Aesthetics of Imperfection. The Hudson Review. v. 39(4). pp. 585-600. http://doi.org/10.2307/3851219. DOI: https://doi.org/10.2307/3851219

Harms, R. (2015) Self-regulated learning, team learning and project performance in entrepreneurship education: Learning in a lean startup environment. Technological Forecasting and Social Change, v. 100, pp. 21-28. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2015.02.007

Mintzberg, H., Ahlstrand, B., & Lampel, J. (2009). Safári da estratégia. Porto Alegre: Bookman Editora, 2009.

Parboteeah, K. P., Hoegl, M., & Muethel, M. (2015). Team characteristics and employees’ individual learning: A cross-level investigation. European Management Journal, v. 33, pp. 287-295. DOI: https://doi.org/10.1016/j.emj.2015.02.004

Reis, D. G. dos. (2011). O papel da reflexão na aprendizagem gerencial. In: Antonello, C. S., & Godoy, A. S. (2011) Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, pp. 353-380.

Ries, E. (2014). A startup enxuta. São Paulo: Leya.

Robbins, S. (2005). Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Santarém, V., & Vitoriano, M. C. de C. P. (2016). Gestão da Informação e Memória Organizacional como Elementos da Inteligência Competitiva. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. especial, pp. 158-170.

Sarasvathy, S. D. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, v. 26(2), pp. 243-263. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378020

Schein, E. H. (1993). On Dialogue, Culture, and Organizational Learning. Organizational Dynamics, 22(2), 40-51. DOI: https://doi.org/10.1016/0090-2616(93)90052-3

Schein, E. H. (2009). Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Editora Atlas.

Teston, S. F., Filippim, E. S., & Bencke, F. F. (2016). Aprendendo a ser Sucessor: um olhar sobre a experiência. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6(1), pp. 155-174.

UFG. Universidade Federal de Goiás. (2016). UFG em números. Disponível em: <https://www.ufg.br/p/6384-ufg-em-numeros>. Acesso em: 20 jun. 2016.

Vergara, S. C. (2009). Gestão de Pessoas. 8. ed. São Paulo: Atlas.

Wagner Iii, J. A., & Hollenbeck, J. R. (2006). Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. 6. ed. São Paulo: Saraiva.

Weick, K. E. (1993). The collapse of sensemaking in organizations: the Mann Gulch disaster. Administrative Science Quarterly, v. 38, pp. 628-652. DOI: https://doi.org/10.2307/2393339

Downloads

Publicado

06-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 2573     PDF downloads: 857

Como Citar

Arantes, F. P., Pagotto, D. do P., & Freitag, M. S. B. (2018). E se a Vida te Desse Limões, o que Você Faria?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 7(3), 238–257. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i3.843

Edição

Seção

Caso de ensino

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.