GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Authors

  • Ricardo Limongi França Coelho ricardolimongi@gmail.com
    Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Jaquelyne Resende de Miranda jaquelyne.resende@gmail.com
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Altair Camargo Filho altaircamargo@gmail.com
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Maria Salete Batista Freitag saleteufg@gmail.com
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marcos Inácio Severo de Almeida misvevero@yahoo.com.br
    Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

10.14211/regepe.v4i2.197

Keywords:

Marketing, Marketing Empreendedor, Aprendizagem Gerencial, Método Misto, MPE

Abstract

A literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Limongi França Coelho, Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

É doutorando em Administração pela EAESP-FGV na linha de Estratégias de Marketing e estudante visitante na Universidade Cornell (EUA). Mestre (Unisinos-RS) e Bacharel (PUC-GO) em Administração. Professor Assistente na Universidade Federal de Goiás (UFG) lotado no curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE). Coordenador do grupo ADMKT da UFG. Premiado com o melhor artigo de tema e de área no SEMEAD 2013 e indicado ao prêmio Raimar Richers de melhor artigo do EMA 2014. Interesses de pesquisa: varejo, mídias sociais, marketing para pequenas empresas e métodos quantitativos.

Jaquelyne Resende de Miranda, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Bacharel em Administração na Universidade Federal de Goiás

Altair Camargo Filho, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Goiás (PPGADM) na linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás.

Maria Salete Batista Freitag, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora adjunta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - RJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal. Especialização (MBA) em Gestão Empresarial pela FIA/USP . Tem experiência em gestão de pessoas e estruturação organizacional nos setores público e privado. As experiências em pesquisa estão relacionadas à aprendizagem organizacional

Marcos Inácio Severo de Almeida, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Administração , Pós-Graduado em Marketing e Bacharel em Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade. Atualmente é estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação Pró-Qualificar da Universidade Federal de Goiás. É Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE). Participa regularmente do Grupo de Pesquisa Experimenta, da Universidade de Brasília, e coordena o grupo ADMKT, da Universidade Federal de Goiás. Foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de tema e de área no SEMEAD 2013 e indicado ao prêmio Raimar Richers de melhor artigo do EMA 2014. O principal tema que orienta suas pesquisas é a gestão do composto de marketing e o impacto em variáveis individuais ou empresariais de desempenho. Essa temática é abordada por meio de delineamentos quase-experimentais, que envolvam grandes bases de dados, ou experimentais, conduzidas em laboratório ou em ambientes naturais.

Published

2015-02-06

Métricas


Visualizações do artigo: 8408     PDF (Português (Brasil)) downloads: 4674

How to Cite

França Coelho, R. L., Miranda, J. R. de, Filho, A. C., Freitag, M. S. B., & Almeida, M. I. S. de. (2015). GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(2), 219–250. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.197

Issue

Section

Research article (Theoretical-empirical)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.