GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
DOI:
10.14211/regepe.v4i2.197Palavras-chave:
Marketing, Marketing Empreendedor, Aprendizagem Gerencial, Método Misto, MPEResumo
A literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-02-2015
Métricas
Visualizações do artigo: 8369 PDF downloads: 4659
Como Citar
França Coelho, R. L., Miranda, J. R. de, Filho, A. C., Freitag, M. S. B., & Almeida, M. I. S. de. (2015). GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(2), 219–250. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.197
Edição
Seção
Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.