Bases, processos, resultados e contextos da aprendizagem interorganizacional em redes de cooperação: um estudo de casos múltiplos

Autores

DOI:

10.14211/regepe.e1915

Palavras-chave:

Aprendizagem interorganizacional, Processos e bases de aprendizagem, Resultados de aprendizagem, Contextos de aprendizagem, Redes de cooperação.

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar como se constituem as bases, os processos, os outcomes e os contextos da aprendizagem interorganizacional em redes de cooperação. Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos, por meio de entrevistas e de análise documental, em três redes de cooperação, com predomínio de micro e pequenas empresas dos segmentos da indústria, do comércio e de serviços. Principais resultados: A aprendizagem interorganizacional pode ser identificada pelo fortalecimento da competitividade nas bases empresariais, que oportuniza a participação conjunta em atividades. O processo de aprendizagem – formal e informal – acontece na troca de experiências e no compartilhamento de conhecimentos, cujos resultados, obtidos na rede de cooperação, são utilizados internamente nas empresas, conforme as suas trajetórias e expectativas. Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo evidencia a aprendizagem interorganizacional em sua constituição, ou seja, nas bases, nos processos, nos resultados e em suas interações com o contexto. Relevância/originalidade: Contribui-se com o avanço do conhecimento da aprendizagem interorganizacional, especialmente no que tange aos seus processos, por conta da importância da análise multinível; e se amplia o escasso número de pesquisas sobre a aprendizagem em redes de cooperação. Contribuições sociais / para a gestão: Destaca-se a relevância da aprendizagem e do conhecimento gerados a partir dos relacionamentos interorganizacionais, com destaque ao papel dos interfaceadores e aos aspectos contextuais na promoção da qualificação dos processos internos e da ampliação da compreensão dos custos e dos riscos envolvidos.

CLASSIFICAÇÃO JEL: L26, L29, M10, M19

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Biografia do Autor

Verena Alice Borelli, Universidade de Caxias do Sul, UCS, Caxias do Sul, RS

Verena Alice Borelli é executiva da Editora Belas Letras e professora de cursos de pós-graduação lato sensu. Possui doutorado pela UCS, mestrado pela UCS e graduação pela FSG. Suas áreas de interesse incluem Liderança, Aprendizagem Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. Seus artigos vêm sendo publicados em revistas como NAVUS e Inteligência Competitiva. E-mail: verena.borelli@gmail.com

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

Fabiano Larentis é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenador da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição. Possui doutorado e mestrado pela UFRGS e Graduação pela UCS. Suas áreas de interesse incluem Aprendizagem Organizacional, Mudança Organizacional e Relacionamentos Interorganizacionais. Seus artigos vem sendo publicados em revistas como RAUSP, BASE Unisinos, European Journal of Training and Development e International Journal of Human Resource Management. E-mail: flarenti@ucs.br

 

Douglas Wegner, Fundação Dom Cabral, FDC, Nova Lima, MG, Brasil

Douglas Wegner é professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral, FDC. Possui doutorado pela UFRGS, mestrado pela UFSM e Graduação pela UNISC. Realizou pós-doutorado na Technische Universität Dortmund (Alemanha). Suas áreas de interesse incluem Redes de Empresas, Arranjos Organizacionais, Cooperação Empresarial e Competitividade. Seus artigos vem sendo publicados em revistas como Journal of Science and Technology Policy Management, Knowledge Management Research & Practice, Journal of Knowledge Management, International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research e na Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business. E-mail: dwegner@fdc.org.br

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Publicado

01-05-2021

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Como Citar

Borelli, V. A., Larentis, F., & Wegner, D. (2021). Bases, processos, resultados e contextos da aprendizagem interorganizacional em redes de cooperação: um estudo de casos múltiplos. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(2), e1915. https://doi.org/10.14211/regepe.e1915

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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