Luthieria digital: Empreendedorismo no negócio musical

Autores

  • Renato Akira Sakamoto renatosakamoto@icloud.com
    Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes reynaldo.marcondes@mackenzie.br
    Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

10.14211/ibjesb.e1917

Palavras-chave:

Luthieria, Desenvolvimento de negócio, Startup, Plataforma digital, Aplicativo.

Resumo

Objetivo: Conectar as necessidades de músicos e praticantes de instrumentos musicais, com as de luthiers e de fornecedores de ferramentas e acessórios de luthieria (produção, regulagem, reparos e restauração de instrumentos musicais), por meio de uma plataforma digital. Metodologia:  Partiu-se de indícios de uma oportunidade, levantaram-se informações sobre o mercado brasileiro de luthieria e foram realizadas pesquisas para se entender as necessidades de músicos, luthiers e fornecedores, que resultou em uma proposta para o seu aproveitamento, com a definição dos recursos, do plano de ações, a análise da viabilidade econômica, implementação e avaliação. Principais resultados:   A sua implementação foi iniciada com o desenvolvimento da plataforma, estando negociada a incubação da startup no lab de uma consultoria paulista. Contribuições metodológicas:  O método da solução de problemas e do aproveitamento de oportunidade permitiu a elaboração de um projeto viável de ser implementado, por tratar com questões da realidade de um negócio, como o caso da startup objeto do trabalho. Relevância/originalidade:   O modelo de negócio proposto é inovador, por ser inédito no país, visto que não há ainda nesse mercado aplicativo conectando músicos, luthiers e fornecedores. Contribuições para a gestão: A complexidade na elaboração do trabalho foi elevada, pois requereu o apoio de diversas empresas e profissionais para o desenvolvimento do software em linguagem para dispositivos móveis, que possibilitasse a integração com soluções de pagamentos eletrônicos, cuidados com proteção e privacidade de dados, serviços de hospedagem e sustentação da solução pós implementação, além de serviços de divulgação e administração profissional do negócio.

Classificação JEL: M13

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Akira Sakamoto, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

é Mestre em administração do desenvolvimento de negócios e engenheiro de produção ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, músico e luthier.

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

é Doutor em administração de empresas pela FEA/USP da qual foi professor. Foi professor e coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

all music. (2018). Worldwide Luthier Directory. Recuperado em 16 de março de 2018, de http://4allmusic.com/selection-luthiers-pays/luthiers-brasil/121-luthiers-de-violao-brasil/131-lista-luthiers-guitarras-brasil

Barney, Jay B. & Hesterly, William S. (2017). Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Blank, S.& Dorf, B. (2014) Startup. Manual Do Empreendedor. O Guia Passo A Passo Para Construir Uma Grande Empresa. Alta Books.

Cifra Club News (2019). Profissão: Músico – Diferenças entre o músico profissional e amador. Recuperado em 13 de abril de 2018, de https://www.cifraclubnews.com.br/especiais/129062-profissao-musico-diferencas-entre-o-musico-profissional-e-amador.html

Dourado, H. A. (2004). Dicionário de Termos e Expressões da Música. São Paulo: Editora 34.

Fètis, F. J. (1846). The History of Music or, How to Understand and Enjoy its Performance. London: George Routledge, Soho Quare.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I (2017) Marketing 4.0 Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante.

Lima, E., Lopes, R. M. A., Nassif, V. M. J., & Silva, D. (2015). Ser seu Próprio Patrão? Aperfeiçoando-se a Educação Superior em Empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, 19(4), 419–439. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151296

Löbler, M. L., Bobsin, D., Visentini, M. S., & Vieira, K. M. (2008). A PERCEPÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO E O AJUSTE DA TECNOLOGIA COMO DETERMINANTES DO USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO CANAL DE COMPRA. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 8(2). https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32125

Luthier Guitars. (2018). Luthiers em atividade no Brasil. Recuperado em 16 de março de 2018, de http://www.luthierguitars.com/luthiers.html

Marcondes, R.C.; Miguel, L.A. P., Franklin, M.A. & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Recuperado de https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen-negocios/2018/Livro_Metodologia_trabalhos_praticos.pdf

Mercado Livre (2018). Instrumentos musicais. Recuperado em 15/05/2018, de https://home.mercadolivre.com.br/intrumentos-musicais/

Musica&Mercado. (2018). Porque não devemos acreditar que o mercado de instrumentos musicais morreu. Recuperado em 16 de maio de 2018, de http://musicaemercado.org/vendas-instrumentos-musicais-no-brasil/

Nova escola de Marketing (2019). Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, passo a passo. Recuperado em 13 de maio de 2019, de https://novaescolademarketing.com.br/marketing/marketing-4-0/

OLX (2018). Instrumentos musicais. Recuperado em 15 de maio de 2018 de https://www.olx.com.br/instrumentos-musicais

Osterwalder, A.& Pigneur, Y. (2013) Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Riode Janeiro:Alta Books.

Parker, Geoffrey G., Van Alstyne, Marshall W., Choudary, Sangeet P. (2016). Plataforma a revolução da estratégia: o que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. São Paulo: HSM do Brasil.

Priem, R. L. (2007). A costumer perspective on value creation, Academy of Management Review 2007, 32(10), pp. 219–235.

Ragsdale, C.T. (2015). Modelagem de Planilha e Análise de Decisão: Uma Introdução Prática a Business Analytics. São Paulo: Cengage-Learning.

Ries, E. (2011) A startup enxuta. São Paulo:Crown Publishing

Roque, C. (2003). Luthiers: Artesãos Musicais Brasileiros. São Paulo: Edição do Autor.

Schwaber, K.; Sutherland, J. (2014). Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Recuperado de https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf

Tidd, J.; Bessant, J., Pavitt, K. (2008). Gestão da Inovação. Porto Alegre: Bookman.

Publicado

20-11-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 399     PDF downloads: 304 PDF (English) downloads: 75

Como Citar

Sakamoto, R. A., & Marcondes, R. C. (2022). Luthieria digital: Empreendedorismo no negócio musical. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(3), e1917. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e1917

Edição

Seção

Artigo tecnológico

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.