Perfil Empreendedor: O Caso da Mula sem Cabeça
DOI:
10.14211/regepe.v7i1.448Palavras-chave:
Administração, empreendedorismo, características empreendedoras,Resumo
“Perfil empreendedor: O caso da mula sem cabeça” descreve uma situação-problema de um jovem empreendedor que conquista o objetivo de ter sua própria loja de revenda de uma marca de vestuário com a qual teve uma relação de aproximação e carinho durante anos. Após conseguir abrir a loja no principal shopping center da cidade de Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta o dilema entre dedicar-se integralmente ao papel de empresário ou largar a empresa em que trabalha há dez anos. Contextualmente, existem ainda uma iminente crise econômica nacional que pode agravar a perda de rendimentos no negócio próprio, além de seus problemas pessoais, envolvido num caso em que foi lesado num investimento imobiliário. O caso foi escrito com o objetivo pedagógico de trabalhar em sala de aula o empreendedorismo, o empreender e as características do empreendedor.
Downloads
Referências
Dornelas, J. C. A. (2005). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Drucker, P. F.(1987). Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira.
Filardi, F., Barros, F. D., & Fischmann, A. A. (2014). Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: Evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 3, p. 123-140. DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2130
Martinelli, J. Comportamentos empreendedores. (2005) Disponível em: <http://www.duomoeducacao.com.br/Empreendedorismo-Corporativo/comportamentos-empreendedores.html>Curitiba>. Acesso em: 27 abr. 2016.
Silva, Jr. O. F. P. (2014). Empreendedorismo – a base do sucesso. Itajaí: Editora Univali.
Silva, T., Pereira, M. F., Costa, A. M., & e Hinterlang, C. (2013). Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 12, n. 4, pp. 181-209. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v12i4.2041
Ching, H. Y., & Kitahara, J. R. (dez/2015). Propensão a empreender: Uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de Administração. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p. 99-111. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p99
Lima F., Raimundo, N., & Bruni, A. L. (2015). Metacognição estimula características empreendedoras? Uma análise em profissionais de Administração. RACE, Unoesc, v. 14, n. 2, p. 427-450, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922
Sarkas, S. (2015). Empreendedorismo e Inovação. 2. ed. São Paulo: Escolar Editora.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 4436 PDF downloads: 1612
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.