Perfil Empreendedor: O Caso da Mula sem Cabeça
DOI:
10.14211/regepe.v7i1.448Palabras clave:
Administração, empreendedorismo, características empreendedoras,Resumen
“Perfil empreendedor: O caso da mula sem cabeça” descreve uma situação-problema de um jovem empreendedor que conquista o objetivo de ter sua própria loja de revenda de uma marca de vestuário com a qual teve uma relação de aproximação e carinho durante anos. Após conseguir abrir a loja no principal shopping center da cidade de Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta o dilema entre dedicar-se integralmente ao papel de empresário ou largar a empresa em que trabalha há dez anos. Contextualmente, existem ainda uma iminente crise econômica nacional que pode agravar a perda de rendimentos no negócio próprio, além de seus problemas pessoais, envolvido num caso em que foi lesado num investimento imobiliário. O caso foi escrito com o objetivo pedagógico de trabalhar em sala de aula o empreendedorismo, o empreender e as características do empreendedor.
Descargas
Citas
Dornelas, J. C. A. (2005). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Drucker, P. F.(1987). Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira.
Filardi, F., Barros, F. D., & Fischmann, A. A. (2014). Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: Evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 3, p. 123-140. DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2130
Martinelli, J. Comportamentos empreendedores. (2005) Disponível em: <http://www.duomoeducacao.com.br/Empreendedorismo-Corporativo/comportamentos-empreendedores.html>Curitiba>. Acesso em: 27 abr. 2016.
Silva, Jr. O. F. P. (2014). Empreendedorismo – a base do sucesso. Itajaí: Editora Univali.
Silva, T., Pereira, M. F., Costa, A. M., & e Hinterlang, C. (2013). Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 12, n. 4, pp. 181-209. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v12i4.2041
Ching, H. Y., & Kitahara, J. R. (dez/2015). Propensão a empreender: Uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de Administração. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p. 99-111. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p99
Lima F., Raimundo, N., & Bruni, A. L. (2015). Metacognição estimula características empreendedoras? Uma análise em profissionais de Administração. RACE, Unoesc, v. 14, n. 2, p. 427-450, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922
Sarkas, S. (2015). Empreendedorismo e Inovação. 2. ed. São Paulo: Escolar Editora.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 4431 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1612
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
-
El/La autor(a)/es(as) autorizan la publicación del texto en la revista;
-
La revista no se responsabiliza de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son de entera responsabilidad de sus autores/autoras;
-
Los autores/autoras mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo publicado bajo la Licencia CC BY 4.0, que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista;
-
Los autores/autoras están permitidos y animados a publicar su trabajo (Versión enviada, Versión aceptada [Manuscrito aceptado por el autor/autora] o Versión publicada [Versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o preprints, ya que puede llevar a intercambios productivos, así como a citas anteriores y mayores de trabajos publicados. REGEPE pide como condición política para los autores/autoras que indiquen/vinculen el artículo publicado con DOI. Vea el Efecto del Acceso Abierto.