Perfil Empreendedor: O Caso da Mula sem Cabeça

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v7i1.448

Palabras clave:

Administração, empreendedorismo, características empreendedoras,

Resumen

“Perfil empreendedor: O caso da mula sem cabeça” descreve uma situação-problema de um jovem empreendedor que conquista o objetivo de ter sua própria loja de revenda de uma marca de vestuário com a qual teve uma relação de aproximação e carinho durante anos. Após conseguir abrir a loja no principal shopping center da cidade de Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta o dilema entre dedicar-se integralmente ao papel de empresário ou largar a empresa em que trabalha há dez anos. Contextualmente, existem ainda uma iminente crise econômica nacional que pode agravar a perda de rendimentos no negócio próprio, além de seus problemas pessoais, envolvido num caso em que foi lesado num investimento imobiliário. O caso foi escrito com o objetivo pedagógico de trabalhar em sala de aula o empreendedorismo, o empreender e as características do empreendedor.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Francisco Borba, Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Mestre do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e logística (PMPGIL) pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil).

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI, Santa Catarina.

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí - Univali.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI, Santa Catarina.

Citas

Dornelas, J. C. A. (2005). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.

Drucker, P. F.(1987). Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira.

Filardi, F., Barros, F. D., & Fischmann, A. A. (2014). Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: Evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 3, p. 123-140. DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2130

Martinelli, J. Comportamentos empreendedores. (2005) Disponível em: <http://www.duomoeducacao.com.br/Empreendedorismo-Corporativo/comportamentos-empreendedores.html>Curitiba>. Acesso em: 27 abr. 2016.

Silva, Jr. O. F. P. (2014). Empreendedorismo – a base do sucesso. Itajaí: Editora Univali.

Silva, T., Pereira, M. F., Costa, A. M., & e Hinterlang, C. (2013). Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 12, n. 4, pp. 181-209. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v12i4.2041

Ching, H. Y., & Kitahara, J. R. (dez/2015). Propensão a empreender: Uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de Administração. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p. 99-111. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n43p99

Lima F., Raimundo, N., & Bruni, A. L. (2015). Metacognição estimula características empreendedoras? Uma análise em profissionais de Administração. RACE, Unoesc, v. 14, n. 2, p. 427-450, maio/ago. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v14i2.5922

Sarkas, S. (2015). Empreendedorismo e Inovação. 2. ed. São Paulo: Escolar Editora.

Publicado

07-03-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 4431     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1612

Cómo citar

Borba, J. F., Marinho, S. V., & Alberton, A. (2018). Perfil Empreendedor: O Caso da Mula sem Cabeça. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 7(1), 226–242. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i1.448

Número

Sección

Caso de enseñanza

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.