INFLUÊNCIA DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE DISCENTES EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
10.14211/regepe.v4i3.191Palavras-chave:
Intenção Empreendedora, Ensino Superior, Análise Fatorial, Regressão Logística.Resumo
A atenção despertada em todo o mundo para o empreendedorismo aponta os resultados positivos que a formação de ações empreendedoras em vários segmentos da sociedade tem alcançado. Assim, o objetivo geral do estudo é identificar a influência dos antecedentes pessoais, das competências empresarias e do ambiente institucional na intenção empreendedora dos discentes em uma instituição de Ensino Superior. Para isto, buscou-se analisar a intenção empreendedora em uma amostra de 109 discentes em um centro federal de ensino. A metodologia utilizada é a quantitativa foi baseada nas técnicas de Análise Fatorial e na Regressão Logística. A análise dos dados registrou um aumento da intenção para empreender por busca de independência e autoeficácia empreendedora. Por fim, o objetivo foi alcançado em decorrência das análises realizadas e reforçado por meio da validação de 83% na regressão logística, indicando que é considerado adequado para a realização de predições futuras.
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