INFLUÊNCIA DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE DISCENTES EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.191Palavras-chave:
Intenção Empreendedora, Ensino Superior, Análise Fatorial, Regressão Logística.Resumo
A atenção despertada em todo o mundo para o empreendedorismo aponta os resultados positivos que a formação de ações empreendedoras em vários segmentos da sociedade tem alcançado. Assim, o objetivo geral do estudo é identificar a influência dos antecedentes pessoais, das competências empresarias e do ambiente institucional na intenção empreendedora dos discentes em uma instituição de Ensino Superior. Para isto, buscou-se analisar a intenção empreendedora em uma amostra de 109 discentes em um centro federal de ensino. A metodologia utilizada é a quantitativa foi baseada nas técnicas de Análise Fatorial e na Regressão Logística. A análise dos dados registrou um aumento da intenção para empreender por busca de independência e autoeficácia empreendedora. Por fim, o objetivo foi alcançado em decorrência das análises realizadas e reforçado por meio da validação de 83% na regressão logística, indicando que é considerado adequado para a realização de predições futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
2. O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
5. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a (Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
6. Autores são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão enviada, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site, pois pode levar a trocas produtivas, bem como citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condições políticas para os Autores: Devem indicar/vincular o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre em: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html