Da academia ao happy hour: o caso da OurSound

Autores

  • Djenifer Pereira dos Santos djeniferpereiradossantos@gmail.com
    Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil
  • Flávia Martins de Souza flavia.souzam@outlook.com
    Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil
  • Luiz Henrique da Silva luizhenrique301@hotmail.com
    Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil
    http://orcid.org/0000-0002-7076-831X
  • Tatiani Schmitt tatiani.schmitt@hotmail.com
    Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-3557-0455

DOI:

10.14211/regepe.e1815

Palavras-chave:

Marketing, Criação de valor, Caso de ensino

Resumo

Objetivo do estudo: O presente caso retrata a agregação de valor do aplicativo OurSound aos setores de academia, bares e restaurantes, e os desafios diante da necessidade de ampliação das vendas por parte dos sócios proprietários. Método: Caso de ensino baseado em fatos reais na experiência de gestão de micro e pequenas empresas. Originalidade/Relevância: O caso de ensino retrata as atividades da empresa OurSound que tem como diferencial a proposta de um aplicativo de interação musical, o qual é ofertado pelos donos de estabelecimentos aos seus clientes. Resultados: Eduardo, pensativo com a ideia de criação de valor, ao analisar as ações já realizadas pela empresa notou a necessidade da inclusão de novas formas de agregar valor ao OurSound, visto que a empresa busca aumentar o número de estabelecimento atendidos, a sociabilidade e o engajamento entre os usuários, além de proporcionar uma intensa interação nas relações sociais. Pensando nisso, como apresentar o aplicativo de maneira que atraia novos clientes? Como criar valor para que o empresário compre a ideia? O que a OurSound precisa fazer para aumentar o número de clientes atendidos e consequentemente, as vendas? Como despertar o desejo de utilização do aplicativo aos usuários? Contribuições teóricas/metodológicas: Oferecer aos alunos vivência nas situações relacionadas à gestão de micro e pequenas empresas, ao proporciona-los a oportunidade de se colocar no lugar dos sócios para discutir o dilema apresentado.

CLASSIFICAÇÃO JEL: M00, M31 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djenifer Pereira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Djenifer Pereira dos Santos possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e graduação em Marketing pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Marketing de Varejo, Empreendedorismo e Administração Mercadológica.

 

Flávia Martins de Souza, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Flávia Martins de Souza possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e graduação em Administração pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Marketing Esportivo, Neuromarketing, Comportamento do Consumidor e Administração Mercadológica.

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP, Brasil

Luiz Henrique da Silva é doutorando em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - USP. Possui mestrado em Administração pela UNIVALI, graduação em Administração pela UFSC e graduação em Comércio Exterior pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Liderança e Competências.

Tatiani Schmitt, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Biguaçu, SC, Brasil

Tatiani Schmitt é doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui mestrado em Administração pela UNIVALI e graduação em Administração pela UNIVALI. Suas áreas de interesse incluem Casos para Ensino, Metodologias de Aprendizagem Ativas, Negócios Sociais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

Referências

ANT – Associação Nacional dos Restaurantes (2018). Setor de alimentação fora do ANT – Associação Nacional dos Restaurantes (2018). Setor de alimentação fora do lar encerra 2018 com crescimento de 3,5%. Recuperado de https://anrbrasil.org.br/setor-de-alimentacao-fora-do-lar-encerra-2018-comcrescimento-de-35/

Bailey, S., & Baker, J. (2014). Visual merchandising for fashion. London: Bloomsbury Publishing Plc.

Bernardez, G. (2005). Marketing para pequenas empresas: dicas para a sobrevivência e crescimento do seu negócio. Blumenau: Impressão Nova Letra.

Borges, A. F., & Lima, J. B. (2012). O processo de construção da sucessão empreendedora em empresas familiares: um estudo multicaso. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – Regepe, 1(1), 131-154. http://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.17

Chernatony, L., Harris, F., & Riley, F. D. O. (2000). Added value: its nature, roles and sustainability. European Journal of Marketing, 34(1/2), 39-56. http://doi.org/10.1108/03090560010306197.

Correio, M. B. L., Correio, H. S. N., Correio, D. S. G., & Correio, M. M. C. (2015). Comunicação pós-venda como influência na fidelização do cliente: um estudo de caso na “empresa a” situada na zona sul do estado de São Paulo. Revista de Administração, 13(24), 3-21.

Di Domenico, M. (2019, março). Onda fitness movimenta US$2 bi no Brasil e só cresce. Veja como aproveitar. VocêRH. Recuperado de https://vocerh.abril.com.br/mercado-vagas/onda-fitness-movimenta-us2-bi-no-brasil-e-so-cresceveja-como-aproveitar/#:~:text=Hoje%2C%20a%20ind%C3%BAstria%20de%20atividades,mais%20lucram%20com%20o%20fitness

Dino – Divulgador de Notícias. (2018, abril). Consumo: 74% das pessoas compram de acordo com as influências das mídias sociais. Recuperado de https://www.terra.com.br/noticias/dino/consumo-74-das-pessoas-compram-de-acordocom-

as-influencias-das-midias-sociais,c4050e8fb3cf092eeb4efc051aacbfd1

be0ellfy.html

Dino – Divulgador de Notícias. (2019, janeiro). Fim de ano aquece o setor de

restaurantes, crescimento pode chegar a 4,5% neste período. Infomoney.

Recuperado de https://www.infomoney.com.br/patrocinados/dino/fim-deano-aquece-o-setor-de-restaurantes-crescimento-pode-chegar-a-45-nesteperiodo/

Kotler, P. (1996). Administração de marketing. São Paulo: Atlas.

Kotler, P. (1992). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing (14a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Lobos. J. (1993). Encantando o cliente Externo e Interno (7a ed.). São Paulo: Editora Hamburg Ltda.

Lupoli Junior, J. G. L. (2002). Uma visão estratégica da segmentação de mercado aplicada ao business to business. Pensamento & Realidade,10(5), 44-61.

Ong, C. H., Lee, H. W., & Ramayah, T. (2018). Impact of brand experience on loyalty. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(7), 755-774. http://doi.org/10.1080/19368623.2018.1445055

Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C. L. (2005). Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16(1), 2-40. http://doi.org/10.17705/1CAIS.01601.

Pegler, M. M. (2012). Visual merchandising and display (6a ed.). New York: Fairchild Books.

Platt, A. A., & Rocha, R. A. (2016). Estratégia mercadológica (2a ed.). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Porter, M. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press.

Sant'Anna, A. L. (2018). Marketing digital e os digital influencers: breves comentários acerca dessa ferramenta e de sua eficácia na divulgação de bens e serviços. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 12(42), 27-40. http://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1414

Scharf, E. R., Paasch, M. R., & Silva, J. (2018). Proposta de valor em empresas do setor de moda: o entendimento de gestores de marketing e de desenvolvimento de produtos. Revista de Gestão Organizacional – RGO, 11(3), 39-59. https://doi.org/10.22277/rgo.v11i3.4334

Silva, C. R. M., & Tessarolo, F. M. (2016). Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil, 39.

Souza, J., & Torres, M. C. A. (2009). Maneiras de ouvir música: uma questão para a educação musical com jovens: música na educação básica. Música na educação básica, 1(1), 46-59.

Tapscott, D. (2010). A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios

Publicado

01-05-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 695     Caso de ensino downloads: 76 Notas de ensino downloads: 83 Case study (English) downloads: 64 Teaching notes (English) downloads: 139

Como Citar

Santos, D. P. dos, Souza, F. M. de, Silva, L. H. da, & Schmitt, T. (2021). Da academia ao happy hour: o caso da OurSound. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(2), e1815. https://doi.org/10.14211/regepe.e1815

Edição

Seção

Caso de ensino

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.