Da academia ao happy hour: o caso da OurSound
DOI:
10.14211/regepe.e1815Palavras-chave:
Marketing, Criação de valor, Caso de ensinoResumo
Objetivo do estudo: O presente caso retrata a agregação de valor do aplicativo OurSound aos setores de academia, bares e restaurantes, e os desafios diante da necessidade de ampliação das vendas por parte dos sócios proprietários. Método: Caso de ensino baseado em fatos reais na experiência de gestão de micro e pequenas empresas. Originalidade/Relevância: O caso de ensino retrata as atividades da empresa OurSound que tem como diferencial a proposta de um aplicativo de interação musical, o qual é ofertado pelos donos de estabelecimentos aos seus clientes. Resultados: Eduardo, pensativo com a ideia de criação de valor, ao analisar as ações já realizadas pela empresa notou a necessidade da inclusão de novas formas de agregar valor ao OurSound, visto que a empresa busca aumentar o número de estabelecimento atendidos, a sociabilidade e o engajamento entre os usuários, além de proporcionar uma intensa interação nas relações sociais. Pensando nisso, como apresentar o aplicativo de maneira que atraia novos clientes? Como criar valor para que o empresário compre a ideia? O que a OurSound precisa fazer para aumentar o número de clientes atendidos e consequentemente, as vendas? Como despertar o desejo de utilização do aplicativo aos usuários? Contribuições teóricas/metodológicas: Oferecer aos alunos vivência nas situações relacionadas à gestão de micro e pequenas empresas, ao proporciona-los a oportunidade de se colocar no lugar dos sócios para discutir o dilema apresentado.
CLASSIFICAÇÃO JEL: M00, M31
Downloads
Referências
ANT – Associação Nacional dos Restaurantes (2018). Setor de alimentação fora do ANT – Associação Nacional dos Restaurantes (2018). Setor de alimentação fora do lar encerra 2018 com crescimento de 3,5%. Recuperado de https://anrbrasil.org.br/setor-de-alimentacao-fora-do-lar-encerra-2018-comcrescimento-de-35/
Bailey, S., & Baker, J. (2014). Visual merchandising for fashion. London: Bloomsbury Publishing Plc.
Bernardez, G. (2005). Marketing para pequenas empresas: dicas para a sobrevivência e crescimento do seu negócio. Blumenau: Impressão Nova Letra.
Borges, A. F., & Lima, J. B. (2012). O processo de construção da sucessão empreendedora em empresas familiares: um estudo multicaso. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – Regepe, 1(1), 131-154. http://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.17
Chernatony, L., Harris, F., & Riley, F. D. O. (2000). Added value: its nature, roles and sustainability. European Journal of Marketing, 34(1/2), 39-56. http://doi.org/10.1108/03090560010306197.
Correio, M. B. L., Correio, H. S. N., Correio, D. S. G., & Correio, M. M. C. (2015). Comunicação pós-venda como influência na fidelização do cliente: um estudo de caso na “empresa a” situada na zona sul do estado de São Paulo. Revista de Administração, 13(24), 3-21.
Di Domenico, M. (2019, março). Onda fitness movimenta US$2 bi no Brasil e só cresce. Veja como aproveitar. VocêRH. Recuperado de https://vocerh.abril.com.br/mercado-vagas/onda-fitness-movimenta-us2-bi-no-brasil-e-so-cresceveja-como-aproveitar/#:~:text=Hoje%2C%20a%20ind%C3%BAstria%20de%20atividades,mais%20lucram%20com%20o%20fitness
Dino – Divulgador de Notícias. (2018, abril). Consumo: 74% das pessoas compram de acordo com as influências das mídias sociais. Recuperado de https://www.terra.com.br/noticias/dino/consumo-74-das-pessoas-compram-de-acordocom-
as-influencias-das-midias-sociais,c4050e8fb3cf092eeb4efc051aacbfd1
be0ellfy.html
Dino – Divulgador de Notícias. (2019, janeiro). Fim de ano aquece o setor de
restaurantes, crescimento pode chegar a 4,5% neste período. Infomoney.
Kotler, P. (1996). Administração de marketing. São Paulo: Atlas.
Kotler, P. (1992). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle (2a ed.). São Paulo: Atlas.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing (14a ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Lobos. J. (1993). Encantando o cliente Externo e Interno (7a ed.). São Paulo: Editora Hamburg Ltda.
Lupoli Junior, J. G. L. (2002). Uma visão estratégica da segmentação de mercado aplicada ao business to business. Pensamento & Realidade,10(5), 44-61.
Ong, C. H., Lee, H. W., & Ramayah, T. (2018). Impact of brand experience on loyalty. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(7), 755-774. http://doi.org/10.1080/19368623.2018.1445055
Osterwalder, A., Pigneur, Y., & Tucci, C. L. (2005). Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. Communications of the Association for Information Systems, 16(1), 2-40. http://doi.org/10.17705/1CAIS.01601.
Pegler, M. M. (2012). Visual merchandising and display (6a ed.). New York: Fairchild Books.
Platt, A. A., & Rocha, R. A. (2016). Estratégia mercadológica (2a ed.). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Porter, M. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press.
Sant'Anna, A. L. (2018). Marketing digital e os digital influencers: breves comentários acerca dessa ferramenta e de sua eficácia na divulgação de bens e serviços. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 12(42), 27-40. http://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1414
Scharf, E. R., Paasch, M. R., & Silva, J. (2018). Proposta de valor em empresas do setor de moda: o entendimento de gestores de marketing e de desenvolvimento de produtos. Revista de Gestão Organizacional – RGO, 11(3), 39-59. https://doi.org/10.22277/rgo.v11i3.4334
Silva, C. R. M., & Tessarolo, F. M. (2016). Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil, 39.
Souza, J., & Torres, M. C. A. (2009). Maneiras de ouvir música: uma questão para a educação musical com jovens: música na educação básica. Música na educação básica, 1(1), 46-59.
Tapscott, D. (2010). A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 695 Caso de ensino downloads: 76 Notas de ensino downloads: 83 Case study (English) downloads: 64 Teaching notes (English) downloads: 139
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Djenifer Pereira dos Santos, Flávia Martins de Souza, Luiz Henrique da Silva, Tatiani Schmitt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.