Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i3.1796

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Comércio eletrônico, Operações, Varejo, Canais de vendas

Resumo

Objetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo.

Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios.

Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa.

Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável.

Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas.

Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Fantinato Menegon, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade -  FEA/USP, São Paulo, Brasil. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, onde coordena o Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo.

Adrian Kemmer Cernev, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, Brasil. Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP, junto ao Departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS).

Fernando Coelho Martins Ferreira, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, Brasil. professor aulista da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo. Professor turno completo da Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo.

José Eduardo Amato Balian, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, Brasil. Professor dos cursos de Graduação, Pós e MBA da Fundação Instituto Administração - FIA, da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Referências

Arroyo. C. S., Camargo Júnior, A. S., Merlo, E. M., & Scandiuzzi, F. (2016). Uma análise das preferências de consumidores no comércio eletrônico. Revista Facef Pesquisa, 9(1), 5-16.

Aversa, P., & Berinato, S. (2017). Sometimes, less innovation is better. Harvard Business Review, 5/6, 38-39.

Cetic.BR (2019). TIC Domicílios 2018: Módulo de Comércio Eletrônico. Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Recuperado de https://cetic.br/pesquisa/domicilios/

Dornelas, J. C. A. (2014). Empreendedorismo para visionários. Rio de Janeiro: Editora LTC.

Eisemann, T., Ries, E., & Dillard, S. (2011). Hypothesis-driven entrepreneurship: the lean startup. Harvard Business School Entrepreneurial Management Case No. 812-095. Boston, MA, USA: Harvard Business School.

Fink, S. L., & Cohen, A. R. (2013). Comportamento Organizacional: Conceitos e Estudos de Caso. Rio de Janeiro, Elsevier.

Gans, J., Scott, E. L., & Stern, Scott. (2018) Do entrepreneurs need strategy? Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2018/05/do-entrepreneurs-need-a-strategy

Hauswald, H., Hack, A., Kellermanns, F. W., & Patzelt, H. (2016). Attracting New Talent to Family Firms: Who is Attracted and under what Conditions? Entrepreneurship Theory and Practice, 40(5), 963-989. DOI: https://doi.org/10.1111/etap.12153

Henry, C., Foss, L., Fayolle, A., Walker, E., & Duffy, S. (2015). Entrepreneurial leadership and gender: exploring theory and practice in global contexts. Journal of Small Business Management, 53(3), 581-586. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12174

Kuiate, C., & Noland, T. R. (2011). Attracting and retaining core competency: a focus on cost stickiness. Journal of Accounting and Organizational Change, 15(4), 678-700. DOI: https://doi.org/10.1108/JAOC-04-2018-0038

Maurya, A. (2018). Comece sua startup enxuta. São Paulo: Saraiva Educação.

Mota-Santos, C. M., & Carvalho Neto, A. (2017). O papel da família na trajetória profissional de mulheres executivas e empreendedoras. Revista Alcance, 24(1), 36-49. DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p036-049

Nohara, J. J., Acevedo, C. R., Zilber, S. N., & Parisotto, I. R. S. (2008). Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico. RAI – Revista de Administração e Inovação, 5(2), 132-149. DOI: https://doi.org/10.5585/rai.v5i2.255

Porter, M. E. (2005). Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência (2a. ed.). Rio de Janeiro: Editora Elsevier.

Ries, E. (2018). O estilo startup. Rio de Janeiro: LeYa.

Salomão, K. (2018). A briga entre Mercado Livre e Correios pelo preço do frete. Recuperado de https://exame.abril.com.br/negocios/a-briga-entre-mercado-livre-e-correios-pelo-preco-do-frete/

Shapiro K., & Varian, H. (2003). A Economia da Informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da Internet. Rio de Janeiro: Ed. Campus: Elsevier.

Slack, N., Brandon-Jones, A., & Johnston, R. (2015). Administração da Produção. São Paulo: Atlas.

Wasserman, N. (2013). The founder´s dilemmas: anticipating and avoiding the pitfalls that can sink a startup. New Jersey, USA: Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400841936

Publicado

01-05-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 585     PDF downloads: 274 PDF (English) downloads: 119

Como Citar

Menegon, L. F., Cernev, A. K., Ferreira, F. C. M., & Balian, J. E. A. (2020). Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(3), 443–468. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1796

Edição

Seção

Caso de ensino

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)