Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v9i3.1796

Palabras clave:

Empreendedorismo, Comércio eletrônico, Operações, Varejo, Canais de vendas

Resumen

Objetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo.

Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios.

Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa.

Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável.

Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas.

Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Leticia Fantinato Menegon, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade -  FEA/USP, São Paulo, Brasil. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, onde coordena o Centro de Desenvolvimento de Empreendedorismo.

Adrian Kemmer Cernev, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, Brasil. Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP, junto ao Departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS).

Fernando Coelho Martins Ferreira, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo, Brasil. professor aulista da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo. Professor turno completo da Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo.

José Eduardo Amato Balian, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, Brasil. Professor dos cursos de Graduação, Pós e MBA da Fundação Instituto Administração - FIA, da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

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Publicado

01-05-2020

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Cómo citar

Menegon, L. F., Cernev, A. K., Ferreira, F. C. M., & Balian, J. E. A. (2020). Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(3), 443–468. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1796

Número

Sección

Caso de enseñanza

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