Diga-Me O Que Tu Bebes, Que Te Direi Quem Tu És
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1546Palavras-chave:
Preço, Diferenciação, Brewpub, Estratégia, Caso de EnsinoResumo
Objetivo: O presente caso foi desenvolvido a fim de proporcionar discussão acerca do posicionamento estratégico de uma empresa que passa por mudanças de cenários.
Método: Caso de ensino proveniente de fatos reais baseados na experiência em gestão e consultorias.
Originalidade/Relevância: O caso retrata as atividades do The Factory Brewpub que com uma proposta diferenciada, a começar pelo local de atendimento, dentro de uma chácara, onde são oferecidas as cada vez mais requisitadas, cervejas artesanais produzidas no local e vendidas com exclusividade no estabelecimento, além de burgers e steaks.
Resultados: João Paulo, proprietário do local, após quatro anos de atividade, deparou-se com uma situação em que há conflito de escolha: produzir e vender cervejas diferenciadas, estilos especiais e com um preço alto pelo produto, trabalhando para um público mais seleto, mas com menos movimento no pub? Ou produzir cervejas mais baratas, com foco no custo e preço baixo final, com menos variedades e estilos menos complexos, mas com mais movimento e casa cheia toda semana? Qual estratégia adotar?
Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolver nos alunos a capacidade da leitura de ambiente para a identificação de vantagens competitivas e, sobretudo, estratégias, seja liderança em custos ou diferenciação, que serão mais coerentes para as empresas manterem-se no mercado de forma sustentável e lucrativa.
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Referências
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Porter, M. (1996). What is Strategy? Harvard Business Review, November-December, p. 61-78.
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