UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DAS REDES PARA PEQUENAS EMPRESAS E SOBRE OS EFEITOS NO APRENDIZADO DE EMPREENDEDORES
DOI:
10.14211/regepe.v1i1.13Palavras-chave:
Aprendizagem, empreendedorismo, redes.Resumo
Este ensaio tem por objetivo identificar como a imersão em redes por empreendedores pode favorecer a aprendizagem para criação e desenvolvimento de pequenas empresas. Por meio da análise de estudos realizados na última década sobre o tema destaca-se a importância das redes para que empreendedores possam promover trocas de conhecimento e desenvolvam condições ao surgimento de informações visando à criação e identificação de oportunidades. A aprendizagem em empreendedorismo remete a busca de informações valiosas para assegurar o sucesso e a continuidade de pequenas e médias empresas em um mercado competitivo e dinâmico. Neste sentido, a aprendizagem empreendedora no contexto de redes sociais de relacionamento está ligada a um processo onde o empreendedor adquire conhecimento adequado para criar e gerir novos negócios (POLITIS, 2005). Estudos sobre a inserção de empreendedores em redes sociais (ARENIUS; CLERCQ, 2005; BAC; INCI, 2010; GREVE; SALAFF, 2003; KNIGHT, 2002) e sobre aprendizagem em empreendedorismo (COPE, 2005; CORBETT, 2007; HARRISON; LEITCH, 2005; POLITIS, 2005; ROWLEY, 2000) são apresentados como contribuições teóricas, nos quais se observa que o desenvolvimento da atividade empreendedora pode se ampliar por meio da troca de conhecimento, fator que implica no desenvolvimento do processo de aprendizagem em um ambiente de redes. Cabe ressaltar que a inovação e o desenvolvimento das pequenas empresas mereceram destaque entre os estudos, considerando o ambiente das redes de pequenos negócios, como as associações comerciais (MACHADO et al 2009) por exemplo, como forma de viabilizar o potencial empreendedor em muitos segmentos de mercado que estavam restritos por conta de infraestrutura e do conhecimento especializado necessários.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 3366 PDF downloads: 1737
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.