UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DAS REDES PARA PEQUENAS EMPRESAS E SOBRE OS EFEITOS NO APRENDIZADO DE EMPREENDEDORES
DOI:
10.14211/regepe.v1i1.13Keywords:
Aprendizagem, empreendedorismo, redes.Abstract
Este ensaio tem por objetivo identificar como a imersão em redes por empreendedores pode favorecer a aprendizagem para criação e desenvolvimento de pequenas empresas. Por meio da análise de estudos realizados na última década sobre o tema destaca-se a importância das redes para que empreendedores possam promover trocas de conhecimento e desenvolvam condições ao surgimento de informações visando à criação e identificação de oportunidades. A aprendizagem em empreendedorismo remete a busca de informações valiosas para assegurar o sucesso e a continuidade de pequenas e médias empresas em um mercado competitivo e dinâmico. Neste sentido, a aprendizagem empreendedora no contexto de redes sociais de relacionamento está ligada a um processo onde o empreendedor adquire conhecimento adequado para criar e gerir novos negócios (POLITIS, 2005). Estudos sobre a inserção de empreendedores em redes sociais (ARENIUS; CLERCQ, 2005; BAC; INCI, 2010; GREVE; SALAFF, 2003; KNIGHT, 2002) e sobre aprendizagem em empreendedorismo (COPE, 2005; CORBETT, 2007; HARRISON; LEITCH, 2005; POLITIS, 2005; ROWLEY, 2000) são apresentados como contribuições teóricas, nos quais se observa que o desenvolvimento da atividade empreendedora pode se ampliar por meio da troca de conhecimento, fator que implica no desenvolvimento do processo de aprendizagem em um ambiente de redes. Cabe ressaltar que a inovação e o desenvolvimento das pequenas empresas mereceram destaque entre os estudos, considerando o ambiente das redes de pequenos negócios, como as associações comerciais (MACHADO et al 2009) por exemplo, como forma de viabilizar o potencial empreendedor em muitos segmentos de mercado que estavam restritos por conta de infraestrutura e do conhecimento especializado necessários.
Downloads
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 3366 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1737
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-
The author(s) authorize the publication of the text in the journal;
-
The journal is not responsible for the opinions, ideas, and concepts expressed in the texts, as they are the sole responsibility of their authors;
-
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work published under the CC BY 4.0 License, which allows sharing the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
-
Authors are allowed and encouraged to post their work (Submitted version, Accepted version [Manuscript accepted by the author], or Published version [Record version]) online, for example in institutional repositories or preprints, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work. REGEPE requires that authors indicate/link the published article with DOI. See the Effect of Open Access.