OS BICHOS ESTÃO SOLTOS E PRECISO DE UMA ESTRATÉGIA PARA RECUPERÁ-LOS

Autores/as

  • Gabriella Depiné Poffo gabrielladepine@gmail.com
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Sidnei Vieira Marinho sidnei@univali.br
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Anete Alberton anete@univali.br
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

10.14211/regepe.v5i2.375

Palabras clave:

Administração de empresas (plano estratégico), empreendedorismo, viabilidade econômica, sustentabilidade financeira, custos.

Resumen

O caso de ensino estruturado neste ensaio apresenta a necessidade de desenvolver uma estratégia de gestão para uma clínica veterinária e Pet Shop com a finalidade de aumentar sua rentabilidade mensal. Para permitir possibilidades de aprendizagem, relacionando a teoria com a prática, o caso apresenta detalhadamente informações da empresa e históricas vivenciadas pelos gestores. O caso segue estruturação para possibilitar a exploração e práticas de vários conceitos como sustentabilidade financeira, planejamento estratégico, empreendedorismo e demais conteúdos que poderão ser identificados ao longo do caso pelo professor. Esse caso poderá ser utilizado por cursos de graduação em Administração, nas disciplinas de administração estratégica, empreendedorismo e administração financeira. Foi totalmente estruturado em uma situação real e se condiciona para estratégia de ensino como ilustrativo e de avaliação. Os nomes dos personagens citados foram alterados para preservar a identidade, porém, as alterações de nome, não influenciam na contextualização da história. As notas de ensino para o professor sugerem questões de discussão e dinâmicas para discussão do caso. Suas análises permitiram aprendizagem em diversas teorias podendo ser recondicionadas pelo professor em sala de aula. Entretanto, apesar de apresentar um desfecho para o caso real, os professores não necessariamente devem seguir as respostas apresentadas pela situação real. Poderão ser condicionada outras estratégias de gestão construídas e identificadas pelos alunos através das teorias. Faz-se necessário apenas, registrar as informações apresentadas pelos alunos para que possa ser relacionada com a teoria e o professor, mediar possíveis desfechos do caso. A bibliografia apresentada poderá ser expandida conforme a utilização do caso.

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Biografía del autor/a

Gabriella Depiné Poffo, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Avantis (2006) e mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). Atualmente é professora da Faculdade Avantis, gerente de planejamento estratégico - Atitude Now, procuradora institucional da Faculdade Avantis, coordenadora de administração da Faculdade Avantis e conselho editorial da revista sophia da Faculdade Avantis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, legislação de ensino, educação superior, qualidade educacional e qualidade.

Sidnei Vieira Marinho, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração. Editor da Revista Alcance (PPGA - UNIVALI). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Anete Alberton, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC) e vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL/UNIVALI). É coordenadora dos MBAs em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Pessoas (UNIVALI/SC). Professora do curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI) de 2004 a 2012. Coordenou, na UNIVALI, a Pós- Graduação em Gestão Financeira (2005/07) e Gestão para o Mercado de Energia (2007/08) e a Graduação em Administração (Finanças, Serviços e Administração - Geral) de 2000 a 2003. Editora da Revista Turismo Visão e Ação (UNIVALI/SC) de 2007 a 2012. Editora para Casos para Ensino da TAC (Revista de Tecnologias de Administração e Contabilidade da ANPAD) desde julho de 2013. Atuou como Lider do tema Casos para ensino da divisão EPQ/ANPAD em 2013/14. Faz parte do comitê Científico da divisão EPQ/ANPAD, triênio 2015-2017. Professora de cursos de extensão e especialização na área de Finanças Corporativas em diversas instituições do estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP), Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTeG) e do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESeG), do qual é líder. Autora de um livro e sete capítulos de livros, quarenta e nove artigos em periódicos especializados e diversos artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui itens de produção técnica como organização de eventos e coordenação de processo de reconhecimento de cursos de Graduação em Administração. Participou de diversos eventos no Brasil e exterior. Orientou dois trabalhos de pós-doutoramento, três teses de doutorado, vinte e cinco dissertações de mestrado, trinta e uma monografias/cases, trinta e dois trabalhos de iniciação científica e quarenta trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Administração e Turismo. Coordenou e integrou projetos de pesquisa financiados pela FINEP, CNPq, FAPESC e UNIVALI. Integrou o Projeto Pro-Adm (CAPES/UNIVALI). Recebeu dois prêmios de autoria de trabalho em congressos e orientou duas dissertações premiadas em edições consecutivas do congresso da ANPTUR (2007 e 2008). Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPESC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Aprendizagem Ativa, Administração Financeira e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estilos de Aprendizagem, Teaching Cases, Jogos de Empresas, Fluxo de Caixa, Plano de Negócio, Análise de Investimentos, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Gestão de Pequenas Empresas.

Publicado

19-05-2016

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Cómo citar

Poffo, G. D., Marinho, S. V., & Alberton, A. (2016). OS BICHOS ESTÃO SOLTOS E PRECISO DE UMA ESTRATÉGIA PARA RECUPERÁ-LOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(2), 177–195. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.375

Número

Sección

Caso de enseñanza

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