A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte

Autores/as

  • Angelo Brigato Ésther angelo.esther@ufjf.edu.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabella Stroppa Rodrigues isabellastroppa@gmail.com
    Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG
  • Elaine Santos Freire emaildaelaine@yahoo.com.br

DOI:

10.14211/regepe.v1i2.24

Palabras clave:

identidade empreendedora, identidade

Resumen

As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelo Brigato Ésther, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela UFMG.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas.

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF)

Isabella Stroppa Rodrigues, Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Elaine Santos Freire

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Publicado

08-01-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 3445     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1942

Cómo citar

Ésther, A. B., Rodrigues, I. S., & Freire, E. S. (2013). A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(2), 90–116. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.24

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.