ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE EMPREENDEDORA NO BRASIL DE ACORDO COM O GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM) ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2013

Autores/as

  • Vitor Koki da Costa Nogami vitornogami@gmail.com
    Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador
  • Juliana Medeiros julianamedeiros84@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná (UFPR) Doutoranda em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM)
  • Valter da Silva Faia valterfaia@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá (UEM) Professor de Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM) Mestrando em Administração

DOI:

10.14211/regepe.v3i3.118

Palabras clave:

Empreendedorismo, Atividade Empreendedora, Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de investigar a evolução da atividade empreendedora no Brasil, com base nos relatórios do Global Intrapreneurship Monitor (GEM), no período de 2000 a 2013. A revisão da literatura está fundamentada na relação entre o crescimento econômico com a atividade empreendedora, bem como nas características empreendedoras orientadas pelo GEM. Para tanto, foram utilizados dados secundários dos relatórios do GEM entre o período compreendido de 2000 a 2013. Os resultados da pesquisa apontam que as principais características da atividade empreendedora no Brasil são: (a) altas e constantes taxas de empreendedorismo em relação aos outros países pesquisados; (b) o governo brasileiro, ao mesmo tempo em que apoia atividade com políticas públicas, dificulta o empreendedorismo com entraves tributários; (c) as mulheres cada vez mais se apresentaram como praticantes da atividade empreendedora; e (d) apesar de apresentar altas taxas de empreendedorismo, a atividade no Brasil se caracteriza por ter baixo índice de inovação. Ainda, é possível concluir que o crescimento econômico influencia positivamente a prática empreendedora, aumentando o poder de compra das pessoas, facilitando o acesso a financiamentos e gerando novas empresas. Porém, também se pode concluir que a desaceleração da economia ocasiona altas taxas de desemprego, fazendo com que as pessoas busquem alternativas de renda, como abrir o próprio negócio. Assim, uma economia frágil também influencia a atividade empreendedora. Como contribuição teórica, este artigo destaca a relação não exaustiva entre crescimento econômico e atividade empreendedora, que se caracteriza por ser positiva em alguns casos e negativa em outros, bem como apresenta um panorama abrangente destacando pontos importantes da atividade empreendedora brasileira nos últimos 14 anos. Como contribuição metodológica, o artigo utiliza-se de pesquisa documental em dados secundários de um projeto já conceituado e pouco utilizado em pesquisas acadêmicas, o GEM. Como contribuição gerencial, o artigo é um direcionador para políticas públicas.

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Biografía del autor/a

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA-USP) Doutorando em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM) Pesquisador

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorado em andamento pela USP (FEA-USP) É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Juliana Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Doutoranda em Administração Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM)

Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM - UFPR), Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalhou na Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá nos seguintes cargos: Consultora, Diretora de Marketing e Conselheira. É professora do departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de conhecimento de Marketing e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo e Market-Making.

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Professor de Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA-UEM) Mestrando em Administração

Possui graduação em Ciências Contábeis (2010) e pós-graduação em Contabilidade e Controladoria (2012) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor auxiliar (TIDE) no Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) sob o nº 064461/O-3. Atua nas áreas de contabilidade gerencial, controladoria, custos e formação do preço de venda, avaliação de desempenho e planejamento estratégico.

Publicado

26-02-2015

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Cómo citar

Nogami, V. K. da C., Medeiros, J., & Faia, V. da S. (2015). ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA ATIVIDADE EMPREENDEDORA NO BRASIL DE ACORDO COM O GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM) ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2013. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(3), 31–76. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.118

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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