Entre Risos e Negócios: Uma Análise das Competências Empreendedoras dos Humoristas

Autores/as

  • Mara Rosalia Ribeiro Silva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós- Graduação em Administração e Controladoria. https://orcid.org/0000-0002-9878-694X
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria https://orcid.org/0000-0002-5036-6823
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria https://orcid.org/0000-0002-6594-4921

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v8i2.1059

Palabras clave:

Competências Empreendedoras, Indústria Criativa, Humoristas

Resumen

Título do trabalho: Entre risos e negócios: uma análise das competências empreendedoras dos humoristas

 

Objetivo:  Investigar as competências empreendedoras dos humoristas cearenses pertencentes à indústria criativa local, com destaque e representatividade nacional.

 

Método: Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas junto a 12 humoristas cearenses. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o método da análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti 7 para a codificação dos dados obtidos nas entrevistas com os humoristas.

 

Originalidade/Relevância: Esta pesquisa buscou preencher uma lacuna na literatura empírica e conceitual acerca da atividade empreendedora de humoristas, principalmente diante do desenvolvimento da indústria criativa relacionada ao humor cearense.

 

Resultados: Os resultados apontaram que: (i) os humoristas desenvolveram competências empreendedoras ao longo de suas carreiras, adquirindo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes direcionadas ao empreendedorismo, com retorno financeiro e sucesso nas suas atividades profissionais; e (ii) as competências empreendedoras podem impulsionar o desenvolvimento da indústria criativa, diante da criação de negócios para gerar emprego e renda para a sociedade.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: Foi adotado um modelo adaptado para a análise de competências empreendedoras dos humoristas, baseando-se no arcabouço teórico-metodológico de autores como: McClelland (1987), Man e Lau (2000) e Ahmad, Ramayah, Wilson e Kummerow (2010). Além disso, foi obtido um esforço adicional ao alinhar esses modelos das competências empreendedora aos humoristas cearenses, um público pouco investigado no campo dos estudos relacionados à indústria criativa.

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Biografía del autor/a

Mara Rosalia Ribeiro Silva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós- Graduação em Administração e Controladoria.

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná, (Brasil). 

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil). 

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará - UFC.

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Publicado

22-04-2019

Cómo citar

Silva, M. R. R., Paiva, L. E. B., & Lima, T. C. B. de. (2019). Entre Risos e Negócios: Uma Análise das Competências Empreendedoras dos Humoristas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(2), 292–318. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i2.1059

Número

Sección

Artículos de investigación

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