Empreendedorismo Estratégico em Pequenas e Médias Empresas do Setor Aeronáutico Brasileiro e Canadense

Autores

  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade de Taubaté
  • Edmilson Lima Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.917

Palavras-chave:

Empreendedorismo Estratégico, Pequenas e Médias Empresas, Setor Aeronáutico

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste artigo é analisar o processo do empreendedorismo estratégico em pequenas e médias empresas do setor aeronáutico brasileiro e canadense.

Método: Trata-se de um estudo qualitativo de casos múltiplos. Os dados foram coletados com entrevistas semiestruturadas em profundidade. Análises intra e intercasos foram usadas para encontrar similaridades e diferenças de segmentos dos dados visando-se resultados finais válidos para todos os casos.

Originalidade/Relevância: O artigo foca uma importante carência de estudos sobre empreendedorismo estratégico em pequenas e médias empresas de alta geração de desenvolvimento, especificamente as tecnológicas e abordadas segundo um comparativo internacional.

Resultados: Em seu empreendedorismo estratégico, as empresas brasileiras identificam uma nova oportunidade no monitoramento do ambiente, tanto interno quanto externo, e participando em grupos de pesquisa e exploram a oportunidade com parcerias estratégicas e desenvolvimento da inovação. Ao mesmo tempo, criam uma vantagem competitiva com gestão dos recursos estratégicos, as ações estratégicas e o conhecimento estratégico; e sustentam essa vantagem elaborando uma gestão estratégica como líder tecnológico e com uma postura competitiva prospectora. As empresas canadenses identificam uma nova oportunidade promovendo um ambiente favorável à criatividade, ao monitoramento dos ambientes interno e externo e ao gerenciamento das informações, e exploram a oportunidade também com parcerias estratégicas e desenvolvimento da inovação. Concomitantemente, criam uma vantagem competitiva pela elaboração de um processo de formulação e mapeamento estratégicos, e sustentam a vantagem elaborando uma gestão estratégica ofensiva focada em tecnologia e aprendizagem.

Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo amplia o conhecimento acerca da identificação e da exploração de novas oportunidades, assim como da criação e da sustentação de vantagens competitivas em pequenas e médias empresas tecnológicas, podendo seus resultados ser aproveitados para fins teóricos e práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Edmilson Lima, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela HEC Montreal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administrada da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Referências

Acs, Z. J.; Tarpley, F. A., & Phillips, B. D. (1998) The New American Evolution: the role and impact of small firms. A report on small firms prepared by the office of economic research of the US. Small Business Administration’s Office of Advocacy. June.

Afuah, A. N., & Utterback, J. M. (1997) Responding to Structural Industry Changes: a technological evolution perspective. Industrial and Corporate Change, 6(1), 183-202.

Agarwal, R.; Audretsch, D., & Sarkar, M. B. (2007) The Process of Creative Construction: Knowledge Spillovers, Entrepreneurship and Economic Growth. Strategic Entrepreneurship Journal, 1(3-4), 263-286, december.

Aloulou, W., & Fayolle, A. (2005) A Conceptual Approach of Entrepreneurial Orientation within Small Business Context. Journal of Enterprising Culture, 13(1), 21-45.

Amato Neto, J. (2000) Redes de Cooperação Produtiva e Clusters Regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas.

Barney, J. B., & Arikan, A. M. (2001) The resource-based view: origins and implications. In: Hitt, M. A.; Freeman, R. F., & Harrison, J. S. (Eds) Handbook of Strategic Management. Oxford: Blackwell, 124-188.

Baron, R. A., & Henry, R. A. (2010) How Entrepreneurs Acquire the Capacity to Excel: Insights from research on expert performance. Strategic Entrepreneurship Journal, 4(1), 49-65, march.

Covin, J. G., & Slevin, D. P. (1989) Strategic management of Small Firms in Hostile and Benign environments. Strategic Management Journal, 10(1), 75-87.

Eisenhardt, K. M. (1989) Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, 14(4), 532-550.

Foss, N. J.; Klein, P. G.; Kor, Y.Y., & Mahoney, J. T. (2008) Entrepreneurship, Subjectivism and the Resource-based View: toward a new synthesis. Strategic Entrepreneurship Journal, 2(1), 73-94.

Grégoire, D. A., & Shepherd, D. A. (2012) Technology-Market Combinations and The Identification of Entrepreneurial Opportunities: an investigation of the opportunity-individual nexus. Academy of Management Journal, 55(4), 753-785, August.

Hitt, M. A.; Ireland, D. R.; Camp, S. M., & Sexton, D. L. (2001) Guest Editors' Introduction to the special issue: Strategic Entrepreneurship: Entrepreneurial Strategies for Wealth Creation. Strategy Management Journal, 22(6-7), 479-491, June - July.

______. (2002) Strategic Entrepreneurship: creating a new mindset. Oxford, UK: Blackwell.

Hitt, M. A.; Bierman, L., Shimizu, K., & Kochhar, R. (2001) Direct and moderating effects of human capital on strategy and performance in professional service firms: a resources-based perspective. Academy of Management Journal, 44(1), 13-28.

Hitt, M.A.; Lee, H., & Yucel, E. (2002) The importance of social capital to the management of multinational enterprises: relational networks among Asian and Western firms. Asia Pacific Journal of Management, 19(2-3), 353-372, Aug.

Hitt, M. A.; Ireland, D. R.; Sirmon, D. G., & Trahms, C. A. (2011) Strategic Entrepreneurship: Creating value for individuals, organizations, and society. Academy of Management Perspectives, 25(2), 57-75, May.

Ireland, D. R.; Hitt, M. A.; Camp, M., & Sexton, D. L. (2001) Integrating Entrepreneurship and Strategic Management Actions to Create Firm Wealth. The Academy of Management Executive, 15(1), 49-63, February.

Ireland, D. R.; Hitt, M. A., & Sirmon, D. G. (2003) A Model of Strategic Entrepreneurship: The Construct and its Dimensions. Journal of Management, 29(6), 963-989.

Kemp, R., Smith, K., & Becher, G. (2000). How should we study the relationship between environmental regulation and innovation? Physica-Verlag HD.

Ketchen, D. J.; Ireland, R. D., & Snow, C. C. (2007) Strategic Entrepreneurship, Collaborative Innovation, and Wealth Creation. Strategic Entrepreneurship Journal, 1(3-4), 341-385.

Kraus, S., & Kauranen, I. (2009) Strategic Management and Entrepreneurship: Friends or Foes? International Journal of Business Science and Applied Management, 4(1), 37-50.

Kuratko, D. F., & Audretsch, D. B. (2009) Strategic Entrepreneurship: exploring different perspectives of an emerging concept. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(1), 1-17, January.

Kyrgidou, L. P., & Hughes, M. (2010) Strategic Entrepreneurship: origins, core elements and research directions. European Business Review, 22(1), 43-63.

Lima, A. C.; Polo, E. F., & Matos, F. R. N. (2009) Empreendedorismo Estratégico: um estudo de caso na indústria automobilística. Future Studies Research Journal, 1(2), 142-163, julho /dezembro.

Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (1996) Clarifying the entrepreneurial orientation construct and liking it to performance. Academy of Management Review, 21(1), 135-172, January.

March, J. G. (1991) Exploration and Exploitation in Organizational Learning. Organization Science, 2(1), 71-87.

Martinelli, D., & Joyal, A. (2004) Desenvolvimento Econômico Local e o Papel das Pequenas e Médias Empresas. São Paulo: Manole.

Meyer, G. D., & Heppard, K. A. (2000) Entrepreneurial Strategies: the dominant logic of entrepreneurship. In: Meyer, G. D. & Heppard, K. A. (Eds.) Entrepreneurship as Strategy: competing on the entrepreneurial edge. Thousand Oaks, CA: Sage, 1-22.

Miles, B. M., & Huberman, A. M. (1994) Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2 ed. Sage: Oaks, California.

Mintzberg, H. (1973) Strategy making in three modes, California Management Review, 16(2), 44-53.

Miranda, R. C. R. (1999) Informações Estratégicas: estudo de caso aplicado a ECT. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Montoro, G. C. F., & Migon, M. N. (2009) Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira: oportunidades e desafios. Rio de Janeiro: BNDES.

Pongpearchan, P., & Ussahawanitchakit, P. (2011) Strategic Entrepreneurship Management Competency and Firm Success: a comparative study of SMEs in auto and electronic parts in Thailand. International Journal of Business Strategy, 11(2), 1-31.

Sáenz, T. W., & García Capote, E. (2002). Ciência, Inovação e Gestão Tecnológica. Brasília:CNI/IEL/SENAI, ABIPTI.

Santos, S. A. (1987) A Criação de Empresas de Base Tecnológica. São Paulo: Pioneira.

Schmidt, C. M., & Dreher, M. T. (2008) Cultura Empreendedora: empreendedorismo coletivo e perfil empreendedor. Revista de Gestão – USP, 15(1), 1-14, janeiro/março.

Schumpeter, J. A. (1982) Os Economistas: teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural.

Shane, S., & Venkataraman, S. (2000) The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 25(1), 217-236, January.

Woolley, J. L. (2010) Technology emergence through entrepreneurship across multiple industries. Strategic Entrepreneurship Journal, 4(1), 1-21.

Zahra, S. A., & Dess, G.G. (2001) Entrepreneurship as a field of research: encouraging dialogue and debate, Academy of Management Review, 26(1), 8-10.

Publicado

02-09-2019

Como Citar

Moraes, M. B. de, & Lima, E. (2019). Empreendedorismo Estratégico em Pequenas e Médias Empresas do Setor Aeronáutico Brasileiro e Canadense. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(3), 256–301. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.917

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa