UM NEGÓCIO NA INTERNET BOM PRA CACHORRO

Autores

  • Marília Castelo Branco Araújo mariliacb2008@gmail.com
  • Aline de Assis Teixeira alinedeassisteixeira@gmail.com
    Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas freitas8@terra.com.br

DOI:

10.14211/regepe.v2i3.72

Palavras-chave:

Empreendedorismo na WEB, pequenos negócios, negócios digitais

Resumo

O campo virtual vem gerando oportunidades de negócios.  Este contexto torna-se atrativo para empreendedores. Este caso trata dos desafios enfrentados por dois jovens empreendedores que vislumbraram uma oportunidade e montaram um negócio na internet. Por meio de elaboração e análise própria de um Plano de Negócios, o segmento pet foi confirmado como um ramo de atuação promissor. Inicialmente, o negócio foi constituído como um portal sem fins lucrativos. Após conquistar a visibilidade e o número de acessos suficientes para atrair um maior número de clientes, o portal deverá constituir-se legalmente como empresa e auferir lucros. O principal problema envolve o desafio para o crescimento. O caso tem como objetivos de aprendizagem: examinar as estratégias de marketing digital e analisar as estratégias empreendidas para a inserção de um novo negócio na internet. Este estudo deve ser aplicado a alunos dos cursos de graduação e especialização em administração e marketing em forma de debate em sala de aula, visando atrelar seus conhecimentos teóricos a situações práticas vivenciadas por gestores de empresas. A situação relatada partiu de um caso real, ocorrido em 2011, com coleta de dados primários obtidos através de técnicas de observação e entrevistas com os idealizadores do projeto e também pela coleta de dados secundários que embasaram as alternativas para a análise do caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Castelo Branco Araújo

Graduada em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará.

Aline de Assis Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará.

Ana Augusta Ferreira de Freitas

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Professor titular da Universidade Estadual do Ceará , Brasil

Downloads

Publicado

17-04-2014

Métricas


Visualizações do artigo: 2887     PDF downloads: 2033

Como Citar

Araújo, M. C. B., Teixeira, A. de A., & de Freitas, A. A. F. (2014). UM NEGÓCIO NA INTERNET BOM PRA CACHORRO. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(3), 182–203. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.72

Edição

Seção

Caso de ensino

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.