Comunicação em Spin-Offs Acadêmicas: Um Estudo Exploratório em Empresas de Base Biotecnológica
DOI:
10.14211/regepe.v7i1.700Palavras-chave:
Spin-offs acadêmicas, Comunicação da ciência, Biotecnologia.Resumo
A transferência de tecnologia das universidades para o mercado vem atraindo a atenção de teóricos e governantes. Um dos mecanismos capazes de possibilitar essa transferência são as spin-offs acadêmicas (SOAs). Neste contexto, a comunicação da ciência é importante para disseminar pesquisas que possam dar origem a esse tipo de empresa, sendo uma vertente no estudo das spin-offs que recebe pouca atenção da literatura. Diante do problema, o objetivo deste estudo é descobrir como as SOAs de base biotecnológica se comunicam com seus públicos durante o seu ciclo de vida, que vai desde a pesquisa científica, que origina a empresa, até a fase em que se encontram atualmente. Para cumprir o objetivo, foram estudadas três spin-offs de base biotecnológica incubadas ou já graduadas por incubadoras de empresas. Os resultados apontam que os empreendedores acadêmicos compreendem a importância da comunicação e acreditam que ela pode ter várias finalidades. Apesar disso, apenas uma spin-off inclui a comunicação em seu planejamento estratégico. Desse fato, decorrem outros: não há proposição de pautas e as relações com os jornalistas acabam sendo apenas pontuais. Mesmo assim, a cobertura da mídia sobre essas empresas acontece e é positiva. Mesmo não sendo estratégica, a comunicação ocorre desde a criação das empresas e elas se comunicam de diversas formas: dão visibilidade às suas descobertas nos sites e através da comunicação primária. Com os clientes, as empresas se comunicam principalmente através da internet.
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