Capital Intelectual & Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas Brasileiras

Autores

  • Ricardo Vinícius Dias Jordão jordaoconsultor@yahoo.com.br
    Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia (UE), Portugal, Swiss Management Center, Suíça.
  • Frederico Cesar Mafra Pereira professorfrederico@yahoo.com.br
    Fundação Pedro Leopoldo - FPL.
  • Fabrício Ziviani fazist@hotmail.com
    Universidade FUMEC.
  • Fernanda Luiza Freire fefeluiza@hotmail.com
    Fundação Pedro Leopoldo - FPL.

DOI:

10.14211/regepe.v6i3.630

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Inovação, Estratégia, Micro Pequenas e Médias Empresas (SMEs), Empreendedorismo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do capital intelectual (CI) na inovação de micro, pequenas e médias empresas (SMEs) brasileiras. Com base nas teorias de CI e inovação, realizou-se um estudo comparativo de casos de abordagem qualitativa em empresas do estado de Minas Gerais. Os resultados observados indicam que: (i) as SMEs analisadas adotam diferentes iniciativas e estratégias para fomentar o desenvolvimento do CI e de seus elementos constitutivos (capital humano, estrutural e relacional), sendo que a maior presença de algum desses elementos dependente do tipo de negócios, da estratégia e do perfil diretivo da empresa; (ii) essas SMEs não possuem uma estratégia formal para incentivar as práticas de gestão do CI, sendo elas influenciadas pelas características dos gestores; (iii) a gestão do CI e de seus elementos constitutivos, ainda que de forma indireta, amplia a capacidade de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento empresarial; (iv) o CI estimula o processo inovativo, colaborando também para (v) o desempenho e a competitividade organizacional.

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Biografia do Autor

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia (UE), Portugal, Swiss Management Center, Suíça.

Doutor em Gestão, Contabilidade e Finanças pelo Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia (UE) em associação com o Swiss Management Center, Suíça.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Pedro Leopoldo -  FPL, Minas Gerais.

Frederico Cesar Mafra Pereira, Fundação Pedro Leopoldo - FPL.

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - (ECI/UFMG).  Professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Administração -MPA, da Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC.

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - (ECI/UFMG). Professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Minas Gerais. Diretor Executivo da Tecinova Soluções Corporativas LTDA.

Fernanda Luiza Freire, Fundação Pedro Leopoldo - FPL.

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais.

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Publicado

18-12-2017

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Como Citar

Jordão, R. V. D., Mafra Pereira, F. C., Ziviani, F., & Freire, F. L. (2017). Capital Intelectual & Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(3), 553–583. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i3.630

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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