Análise do Modelo de Negócio das Ventures Builders

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v7i1.498

Palavras-chave:

Modelo de Negócio, Venture Builder, Startup, Venture Capital, Aceleradoras

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o modelo de negócio das ventures builders que apoiam o desenvolvimento das startups. Uma a cada quatro startups brasileiras encerram suas atividades em um ano e o percebido é que empreendedores têm dificuldades no acesso a fontes de financiamentos e conhecimento para novos negócios. Há estudos que discutem mecanismos de apoio a startups, como operações de venture capital e atuação de aceleradoras. Porém, são escassas as pesquisas que discutem o modelo de negócio das venture builders. O estudo tem abordagem qualitativa, com caso único, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos. A técnica de análise adotada foi a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Os principais resultados encontrados foram nos quatro elementos do modelo de negócio da organização. Na proposição de valor, a venture builder cria valor ao seu cliente compartilhando conhecimento e disponibilizando recursos financeiros. Na fórmula de lucro, ao mesmo tempo em que a venture builder entrega valor para o cliente, cria valor para si, pois adquire participação societária da startup.  Nos recursos-chave, as pessoas têm um papel essencial para o compartilhamento de conhecimento e o alcance das metas estipuladas. Por fim, o processo-chave envolve execução de serviços especializados e mentorias direcionadas. Assim, as principais características que diferenciam o modelo de negócio da venture builder analisada são o tempo de duração do processo, a execução dos serviços operacionais e o networking.   

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Biografia do Autor

Ellen Maria Lopes Azevedo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, (Brasil). Professora pela Escola TECPUC  Curitiba, Paraná.

Ana Cláudia Olegário da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, (Brasil). Professora pela Universidade Positivo e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Márcia Ramos May, Universidade Federal do Paraná -UFPR

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professora na Universidade Federal do Paraná – UFPR.

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Publicado

05-04-2018

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Como Citar

Azevedo, E. M. L., Silva, A. C. O. da, & May, M. R. (2018). Análise do Modelo de Negócio das Ventures Builders. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 7(1), 104–129. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i1.498

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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