Educação Empreendedora como Método: O Caso do Minor em Empreendedorismo Inovação da UFF
DOI:
10.14211/regepe.v6i1.411Palavras-chave:
educação, empreendedorismo, método, práticas,Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a educação empreendedora como método de ensino, entendido como uma forma de conciliar teoria e prática. Para tanto, utilizou-se do referencial desenvolvido por Neck, Greene & Brush (2014) que elencaram cinco práticas que devem ser consideradas para o ensino do empreendedorismo sob esta perspectiva: criação, empatia, experimentação, jogos e reflexão. O desenho metodológico foi o estudo de caso em profundidade em que é apresentado o curso Minor em Empreendedorismo e Inovação (MEI) da Universidade Federal Flumimense (UFF). Espera-se que este trabalho permita uma reflexão sobre as agendas para a educação empreendedora no Brasil e também de pensá-la como uma forma de melhorar a educação e as condições sociais e econômicas do Brasil.Downloads
Referências
Arasti, Z., Falavarjani, M. K., & Imanipour, N. (2012). A study of teaching methods in entrepreneurship education for graduate students. Higher Education Studies, 2(1), 2-10.
Brasil. MEC/CNE. (1999). Resolução 01, de 27 de janeiro de 1999. Dispõe sobre as normas para que as IES ofertem cursos sequenciais. Brasília, DF.
Brasil. MEC/SESu. (2001). Portaria 514, de 22 de março de 2001. Dispõe sobre a oferta e acesso aos cursos sequenciais, nos termos do Artigo 44 da Lei 9.394/96. Brasília: MEC p. 42.
Campelli, M. G. R., Filho, N. C., Barbejatt, M. E. R. P. & Moritz, G. O. (2011). Empreendedorismo no Brasil: situação e tendências. Revista de Ciências da Administração, 13(29), 133-151.
Coan, M. (2012). Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Universidade de Caxias do Sul.
CNE. Resolução CES 1/99. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de fevereiro de 1999.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (1994). Introdução: A disciplina e a prática da pesquisa qualitative. In: Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (orgs). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage.
Diniz, E. H., Petrini, M., Barbosa, A. F., Christopoulos, T. P. & Santos, H. M. (2006). Abordagens Epistemológicas em Pesquisas Qualitativas: além do positivismo nas pesquisas na área de sistemas de informação. Anais do XXX Encontro da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2006). Salvador: ANPAD.
Ghauri, P. (2004). Designing and conducting case studies in international business research. Handbook of qualitative research methods for international business. UK: Edward Elgar Pub.
Global Entrepreneurship Monitor (GEM). (2014). Global Report. Recuperado em Maio de 2015. Disponível em: http://www.gemconsortium.org/report/49079.
Henrique, D.C & Cunha, S. K. (2006). Metodologias, Recursos e Práticas Didático-Pedagógicas no Ensino de Empreendedorismo em Cursos de Graduação e Pós-Graduação Nacionais e Internacionais. Anais do XXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2006). Salvador: ANPAD.
Katz, J. A. (2003). The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education 1876-1999. Journal of Business Venturing. 18(2), p.283.
Mariano, S. R. H. & Mayer, V. (2012). Empreendedorismo – Fundamentos e Técnicas para Criatividade. Reimpressão. Rio de Janeiro: LTC.
Marinho, S. (2014, abril.). O que cada Instituição de Ensino Superior oferece na área de empreendedorismo. Jornal O Globo, Empreendedorismo.
Mitchell, R. K., Smith, B., Seawright, K. W. & Morse, E. A. (2000). “Cross-Cultural Cognitions and the Venture Creation Decision,” Academy of Management Journal. 53(5), 974–993.
Morris, M. H., & Sexton, D. L. (1996). The concept of entrepreneurial intensity: Implications for company performance. Journal of Business Research, 36(1), 5-13.
Neck, H. M., Greene, P. G., Brush, C. G. & Ebrary, I. (2014). Teaching entrepreneurship: A practice-based approach. Cheltenham, UK: Edward Elgar.
Neck, H. M., Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management, 49 (1), 55-70.
Universidade Federal Fluminense. Conselho Universitário. (2006). Dispõe sobre a Criação do Curso Superior Empreendedorismo & Inovação. Resolução 320 de 27 de 2006.
Ulrich, T. A., & Cole, G. S. (1987). Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, 25(4), 32-39.
Yin, R. K. (2005). Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 3605 PDF downloads: 1024
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.