Revenda de Automóveis: Uma Atividade de Uso Intensivo de Capital

Autores

  • Aleixo Fernandes Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Edmilson Lima Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v6i3.397

Palavras-chave:

Caso de ensino, finanças, empreendedorismo, controladoria

Resumo

O caso de ensino trata de alguns aspectos de gestão financeira de uma revenda de automóveis. Conta a história do surgimento de algumas revendas e traz informações de como suas necessidades de capital mudaram nos últimos 50 anos. O caso trata de elementos de empreendedorismo e de gestão financeira, principalmente quanto à obtenção de capital e a investimentos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com as três gerações de sócios-dirigentes do grupo empresarial enfocado e com a observação direta em suas dependências. As informações do texto são reais, com exceção dos dados financeiros, assim como dos nomes dos dirigentes e das empresas. Os valores das demonstrações financeiras e aqueles apresentados no texto foram alterados como reforço de proteção da identidade da empresa e de seus dirigentes. A alteração ocorreu com a aplicação do mesmo porcentual de ajuste a todos os números, mantendo-se assim a proporcionalidade das diferenças entre eles. Um aspecto de destaque é a separação que os sócios-dirigentes fazem de sua pessoa física da pessoa jurídica que possuem, o que ocorre associado a decisões financeiras pouco usuais em empresas privadas brasileiras, em especial quanto a emprestar dinheiro para a empresa ao invés de integralizar capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleixo Fernandes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA,  Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo.

Edmilson Lima, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA,  Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo.

Referências

BARON, R. A.; SHANE, S. A. Empreendedorismo: Uma Visão de Processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. Atlas, 2003.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 34(2). 1999

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. Harbra, 1997.

NETO, Alexandre Assaf. Finanças corporativas e valor. Atlas, 2003.

NETO, Alexandre Assaf; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. Atlas, 2009.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. Pioneira Thomson Learning, 2003.

SEGRETI, J. B., & Bito, N. S. Contabilidade, Controladoria e Finanças. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 8(21), 82-91. 2006.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

Fernandes, A., & Lima, E. (2017). Revenda de Automóveis: Uma Atividade de Uso Intensivo de Capital. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(3), 646–664. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i3.397

Edição

Seção

Caso de Ensino