EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Renato Garcia renato.garcia@poli.usp.br
  • Veneziano Araujo venezianoa@gmail.com
  • Suelene Mascarini smascarini@gmail.com
  • Andrea Oliveira Silva andrea.olivs@gmail.com
  • Ruben Ascúa rubascua@arnet.com.ar
    Red PyMEs Mercosur, Argentina

DOI:

10.14211/regepe.v1i3.39

Palavras-chave:

empreendedorismo acadêmico, criação de empresas

Resumo

As atividades de empreendedorismo acadêmico vêm recebendo crescente atenção na literatura e entre os formuladores de políticas públicas, principalmente pela sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países. Inserido nesse contexto, este trabalho aplica uma metodologia por meio de um survey junto a estudantes universitários que procura identificar os principais fatores que estimulam a criação de empresas. Os principais resultados mostram que a propensão a assumir risco, a proximidade a outros empreendedores e o desenvolvimento de uma ideia para o empreendimento são os principais fatores que influenciam a propensão à criação de empresas. Além desses, a busca de poder e a possibilidade de colocar em prática suas próprias ideias também são importantes motivadores ao empreendedorismo acadêmico. Esses resultados trazem consigo importantes implicações para a atuação da universidade no estímulo à criação de empresas.

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Biografia do Autor

Renato Garcia

Veneziano Araujo

Suelene Mascarini

Andrea Oliveira Silva

Ruben Ascúa, Red PyMEs Mercosur, Argentina

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Publicado

09-01-2013

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Como Citar

Garcia, R., Araujo, V., Mascarini, S., Silva, A. O., & Ascúa, R. (2013). EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DA PROPENSÃO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(3), 36–63. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i3.39

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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