Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Empreendedorismo: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer pkrakauer@terra.com.br
    Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Silvio Aparecido dos Santos sadsanto@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida martinho@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

DOI:

10.14211/regepe.v6i1.353

Palavras-chave:

empreendedorismo, ensino, teoria da aprendizagem experiencial

Resumo

A partir da consideração de autores sobre a importância da experiência no processo de aprendizagem da temática empreendedorismo, discute-se no presente artigo as proposições da teoria experiencial no contexto de tal temática através da compreensão das características consideradas essenciais. Buscou-se com a pesquisa responder ao questionamento de como professores percebem as características da aprendizagem experiencial no ensino de empreendedorismo, objetivando-se elaborar um quadro referencial à luz dos dados primários obtidos. Fundamentada na teoria da aprendizagem experiencial, trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, que utilizou como procedimento entrevistas com especialistas, considerados docentes de empreendedorismo. Foram entrevistados 16 especialistas da cidade de São Paulo, sendo que para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso. Os principais resultados demonstraram que a experiência é essencial para se ensinar empreendedorismo, sendo que várias características da teoria foram percebidas pelos entrevistados quando avaliadas pela perspectiva da temática em questão e algumas limitações, como: a duração da aula, a disposição do aluno para tarefas fora do ambiente escolar, o planejamento curricular e a preparação do professor. Trata-se de um tema de fronteira, ainda sem convergência de achados empíricos, e, portanto, factível para um estudo exploratório. O artigo poderá contribuir academicamente com um passo para o entendimento de um tema com tal natureza, e, na prática, com docentes que buscam explicações sobre a didática específica para se ensinar empreendedorismo. 

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Biografia do Autor

Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP. Professora e pesquisadora na Faculdade de Campo Limpo – FACCAMP.

Silvio Aparecido dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo. Professor Sênior da FEA/USP.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo. Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-USP.

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Publicado

01-04-2017

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Como Citar

Krakauer, P. V. de C., Santos, S. A. dos, & Almeida, M. I. R. de. (2017). Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Empreendedorismo: Um Estudo Exploratório. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(1), 101–127. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.353

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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