EMPREENDEDORISMO NO SETOR PÚBLICO: A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Denise Aparecida Hipólito Borges denisehipolito@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Marcelo Marcio Romaniello mromaniello@dae.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Mozar José de Brito mozarjdb@dae.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras

DOI:

10.14211/regepe.v5i1.320

Palavras-chave:

Gestão Pública Municipal, Organizações Públicas, Orientação Empreendedora, Brasil.

Resumo

O empreendedorismo durante muito tempo esteve atrelado ao setor privado como uma característica inerente e exclusiva das organizações desta esfera. No entanto, a Administração Pública nos últimos anos também tem apostado na introdução do empreendedorismo no seu setor. Definido em termos de tomada de decisão, inovação e proatividade, a literatura aponta o empreendedorismo público como uma ação capaz de melhorar a alocação dos recursos, mas que precisa de um ambiente organizacional favorável ao seu desenvolvimento. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as características organizacionais- estruturais, administrativas, culturais e ambientais, com o empreendedorismo público compreendendo como elas podem influenciar essas ações. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa em uma Prefeitura Municipal localizada na região sudeste de Minas Gerais. Tal pesquisa se destaca como exploratória, de natureza mista na qual foi utilizada a triangulação de instrumentos para a coleta de dados. Os resultados mostram que as características estudadas de fato influenciam o empreendedorismo público existindo relação positiva para a presença dos fatores hierarquia, formalidade, flexibilidade, autonomia, recompensas, especialização, accountability, multiplicidade de objetivos, orientação para os resultados, responsabilidade legal e para a competição e relação negativa para a presença dos fatores participação e influência política.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Hipólito Borges, Universidade Federal de Lavras

Graduada Bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras onde atuou com pesquisas voltadas aos temas "Empreendedorismo" e "Transparência Pública" no Setor Público. Atualmente, exerce a função de Gerente no setor de Gerência de Contratos e Convênios da Prefeitura Municipal de Lavras atuando nas áreas de contratos administrativos, captação externa de recursos- convênios e prestação de contas.

Marcelo Marcio Romaniello, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras onde hoje é professor adjunto no Departamento de Adminsitração e Economia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Social, Teorias da Administração, Teoria das Organizações, Marketing, Gestão Pública e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: administração geral, teoria das organizações, administração pública, implementação e avaliação de programas de gestão, extensão rural, agronegócio e transferência e difusão de tecnologia.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e Bolisista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Administração, Contabilidade e Economia. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.

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Publicado

03-03-2016

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Como Citar

Hipólito Borges, D. A., Romaniello, M. M., & de Brito, M. J. (2016). EMPREENDEDORISMO NO SETOR PÚBLICO: A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 85–116. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.320

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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