CARREIRA TRADICIONAL OU MODERNA? UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Autores

  • Aline Campos Figueiredo aline.figueiredo@ifmg.edu.br
    Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará
  • Antônio Del Maestro Filho maestro@face.ufmg.br
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Maia dos Santos admlucasmaia@hotmail.com
    Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

DOI:

10.14211/regepe.v5i1.282

Palavras-chave:

Educação, Empreendedorismo, Carreira Tradicional, Carreira Moderna.

Resumo

Este artigo analisou a percepção de 185 alunos concluintes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São José dos Campos/SP sobre a relação entre educação empreendedora e a formação da visão de carreira. Na base teórica há os conceitos de tipos de carreira profissional, empreendedorismo e educação empreendedora. Optou-se pela realização de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo por meio de análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Houve a confirmação da validade nomológica-estrutural do modelo proposto e evidências de que na percepção dos alunos concluintes do Ensino Fundamental de São José dos Campos, a relação da Educação Empreendedora com a Carreira Moderna/Proteana é mais intensa em comparação com a Carreira Tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Campos Figueiredo, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará

Professora do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará.

Antônio Del Maestro Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Doutor do Centro de Pós Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG.

Lucas Maia dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará

Doutorando em Administração pela UFMG. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

02-02-2016

Métricas


Visualizações do artigo: 3053     PDF downloads: 2882

Como Citar

Figueiredo, A. C., Del Maestro Filho, A., & Santos, L. M. dos. (2016). CARREIRA TRADICIONAL OU MODERNA? UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(1), 163–191. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i1.282

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.