Driblando a Covid-19: Desafios e dilemas de um empreendedor

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2442

Palavras-chave:

Comportamento empreendedor, Empreendedorismo internacional, Estratégia empresarial, Gerenciamento de crise, Tomada de decisão

Resumo

Objetivo: investigar as motivações, o perfil e as competências do indivíduo que escolhe empreender; promover a reflexão acerca do posicionamento do empreendedor perante uma grande crise; e buscar resposta para a questão: ser digital influencer é ser empreendedor? Metodologia/ Abordagem: caso de ensino. Principais resultados: nas “notas de ensino”, são sugeridas discussões sobre o empreendedorismo, propriamente dito, o uso do modelo de negócio e a internacionalização de pequenas empresas. Contribuições teórico metodológicas: a própria estrutura do caso contribui metodologicamente para a dinâmica em sala de aula, constituindo-se uma ferramenta a mais de aprendizagem do assunto em questão. Relevância/originalidade: o caso é relevante porque retrata a história de um empreendedor (Breno) que, após realizar seu sonho e criar um negócio promissor (uma agência de viagens), em decorrência de uma grande crise (Covid-19, lockdown e seu impacto no segmento de viagens, bem como a depressão e sentimento de impotência por ela gerados), precisa se reinventar profissionalmente (tornando-se um bem-sucedido consultor on-line para empreendedores). Com o fim da pandemia e a retomada dos negócios, surge o impasse: permanecer como digital influencer ou reativar a antiga empresa (pois o turismo voltou a crescer)? Contribuições sociais para a gestão: o caso retrata a realidade do empreendedor no Brasil e traz questionamentos sobre a regulamentação da profissão de digital influencer.

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Biografia do Autor

Bruno Grezole, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é graduado em Administração, com MBA em International Business pela Univali. Atualmente integra o staff da Royal Caribbean International em Miami, Flórida, Estados Unidos. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo, Turismo e Internacionalização de empresas.

Giovana Bueno, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é doutora e mestre em Administração pela Univali. Possui graduação em Turismo pela UEPG. Atualmente é professora dos cursos de MBA em International Business e MBA em Gestão Financeira da Univali. Suas áreas de interesse incluem Turismo, Empreendedorismo, Modelo de Negócios, Internacionalização, Sustentabilidade, ESG e Governança Corporativa.

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Publicado

07-10-2023

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Como Citar

Grezole, B., & Bueno, G. (2023). Driblando a Covid-19: Desafios e dilemas de um empreendedor. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(3), e2442. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2442

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