A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte

Autores

  • Angelo Brigato Ésther angelo.esther@ufjf.edu.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabella Stroppa Rodrigues isabellastroppa@gmail.com
    Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG
  • Elaine Santos Freire emaildaelaine@yahoo.com.br

DOI:

10.14211/regepe.v1i2.24

Palavras-chave:

identidade empreendedora, identidade

Resumo

As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Brigato Ésther, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela UFMG.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas.

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFJF)

Isabella Stroppa Rodrigues, Professora da FACSUM e Universidade SENAI - Juiz de Fora - MG

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Elaine Santos Freire

Graduada em Administração pela FACC/UFJF.

Downloads

Publicado

08-01-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 3450     PDF downloads: 1946

Como Citar

Ésther, A. B., Rodrigues, I. S., & Freire, E. S. (2013). A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(2), 90–116. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.24

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.