A evolução da metodologia do programa agentes locais de inovação (ALI) e sua contribuição para a gestão da inovação na empresa Medicatriz Dermocosméticos
DOI:
10.14211/ibjesb.e2078Palavras-chave:
Empresa Inovadora, Empreendedorismo, Inovação, Agentes Locais de Inovação.Resumo
Objetivo: avaliar a influência das participações em ciclos do Programa ALI, de 2013 a 2020, na ambiência inovadora da Medicatriz Dermocosméticos. Contexto investigado: a base da metodologia do Programa ALI foi definida por oito premissas – resultados concretos; utilização de indicadores; resultados para o Sebrae e o ecossistema de inovação; envolvimento da equipe da empresa; construção coletiva das soluções; ferramentas; empresas motivadas para inovar; e ALI, como facilitador para superar o dilema de possuir potencial criativo, sem, contudo, convertê-lo em inovações capazes de proporcionar aumento no faturamento. Intervenção: para solucionar os problemas diagnosticados, algumas intervenções foram feitas por meio da adoção dos seguintes mecanismos, propostos para cada ciclo de participação: inovação aberta, cocriação, branding, pesquisa etnográfica, satisfação atual do cliente e dos colaboradores. Resultados: no primeiro ciclo, houve lançamento de 11 novos produtos, com a utilização da nanotecnologia e da transversalidade sensorial; no segundo, ocorreram a subcategorização de clientes e projetos humanizados para clientes, colaboradores e círculo social; no terceiro, houve a remodelagem de workshops, a criação de cursos pagos, visitas escolares, estágio supervisionado e suporte avançado; e, no quarto, a criação de modelo de reconhecimento dos colaboradores. Conclusão: a promoção da prática continuada de ações de inovação nas pequenas empresas e as contribuições para a Medicatriz permearam as quatro dimensões da inovação. A empresa entende que o investimento em desenvolvimento humano aumenta as chances de as organizações se tornarem produtivas e cativantes para seus colaboradores, fornecedores e clientes.
Downloads
Referências
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. (2019). Panorama do Setor em 2019. Recuperado de https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2019-2/
Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. (2016). Cases de sucesso em inovação fecham o ciclo de palestras da Conferência Anpei. Recuperado de http://anpei.org.br/cases-de-sucesso-em-inovacao-fecham-o-ciclo-de-palestras-da-conferencia-anpei/
Bachmann, D. L., & Destefani, J. H. (2011). Metodologia para estimar o grau de inovação nas MPE. Cultura do Empreendedorismo e Inovação. Recuperado de http://www.bachmann.com.br/website/documents/ArtigoGraudeInovacaonasMPE.pdf
Birkinshaw, J., Hamel, G., & Mol, M. J. (2008). Management Innovation. Academy of Management Review, 33(4), 825-845. https://doi.org/10.5465/amr.2008.34421969
Brasil. Lei nº 13.643, de 3 de abril de 2018. (2018). Regulamenta as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13643-3-abril-2018-786398-publicacaooriginal-155154-pl.html
Chesbrough, H. W. (2003). Open Innovation: the new imperative for creating and profiting from technology. Massachusetts, USA: Harvard Business School Press.
Child, J. (1997). Strategic Choice in the Analysis of Action, Structure, Organizations and Environment: Retrospect and Prospect. Organization Studies, 18(1), 43-76. https://doi.org/10.1177%2F017084069701800104
Damanpour, F., & Schneider, M. (2006). Phases of the Adoption of Innovation in Organizations: Effects of Environment, Organization and Top Managers. British Journal of Management, 17(3), 215-236. https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2006.00498.x
Dao, V., & Zmud, R. (2013) Innovating firms’ strategic signaling along the innovation life cycle: The standards war context. Journal of Engineering and Technology Management, 30(3), 288-308. https://doi.org/10.1016/j.jengtecman.2013.05.003
Dosi, G. (1982). Technological paradigms and technological trajectories: a suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Research Policy, 11(2), 147-162. https://doi.org/10.1016/0048-7333(82)90016-6
Estética Business Awards. (2019). Categoria indústria: empresa amiga do profissional/estética. Estética Business Awards. Recuperado de https://negocioestetica.com.br/premiacao/finalistas.php
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Pesquisa de Inovação 2017. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101706_notas_tecnicas.pdf
Johnson, J., Edquist, C., & Lundvall, B. (2003). Economic development and the national innovation system approach. Proceedings of the Globelics Conference. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1.
Kline, S., & Rosenberg, N. (1986). An overview of innovation. In: Landau R. & Rosenberg N. (Ed.), The positive sum strategy (pp. 275-306). Washington: National Academy Press.
Neely, A.; Hill, J. (1998). Innovation and business performance: a literature review. Government Office of the Eastern Region. UK: Cambridge. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/264870158_Innovation_and_Business_Performance_A_Literature_Review
Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. (2019). Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities. (4a. ed.). OECD. Recuperado de https://www.oecd-ilibrary.org/sites/9789264304604-en/index.html?itemId=/content/publication/9789264304604-en
Portal do Empreendedor. (2020). Estatísticas. Total de Microempreendedores Individuais. Portal do Empreendedor. Recuperado de http://www.portaldoempreendedor.gov.br/estatisticas
Prêmio Nacional de Inovação. (2020). Vencedores. Veja os vencedores por ano. Recuperado de http://www.premiodeinovacao.com.br/interna/vencedores
Rosenbusch, N., Brinckmann, J., & Bausch, A. (2011). Is innovation always beneficial? A meta-analysis of the relationship between innovation and performance in SMEs. Journal of Business Venturing, 26(4), 441-457. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2009.12.002
Santos, A., Zaccaria, R. B., Graziano, G. O., & Pitombo, T. C. D. T (2016). Estratégia de fomento à cultura de inovação: Uma abordagem sobre o Programa ALI do Sebrae/SP. Revista da Faculdade Santo Agostinho 13(3), 58-75. http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.3
Sawhney, M., Wolcott, R. C., & Arroniz, I. (2006). The 12 Different Ways for Companies to Innovate. MIT Sloan Management Review, 47(3), 75-81. Recuperado de http://marketing.mitsmr.com/offers/BX/47314-The-12-Different-Ways-for-Companies-to-Innovate.pdf
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2019b). Data Sebrae: Perfil dos Pequenos Negócios. Brasília: Sebrae. Recuperado de: https://datasebrae.com.br/perfil-dos-pequenos-negocios/#participa
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2019a). Guia ALI do Empresário. Metodologia de Gestão da Inovação do Projeto ALI. Brasília: Sebrae.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2018a). Guia ALI Ferramentas (Vol. 2). Brasília: Sebrae.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2019c). Inovação: Agentes Locais de Inovação. Receba o Sebrae na sua empresa. Brasília: Sebrae. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/agentes-locais-de-inovacao-receba-o-sebrae-na-sua-empresa,8f51d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2018b). Pequenos Negócios em Números. Brasília: Sebrae. Recuperado de: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2013). Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: Sebrae. Recuperado de https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2016). Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília: Sebrae. Recuperado de https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf
Sympla. (2018). Magia Empreendedora 2018. Recuperado de https://www.sympla.com.br/magia-empreendedora__408253#info
Tidd, J., & Bessant, J. Gestão da Inovação (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Você S/A. (2019, outubro). A nova liderança. Felicidade gera resultado. Recuperado de https://vocesa.abril.com.br/edicoes/257/
Zennouche, M., & Zhang, J. (2014). Evolution of Leadership and Organizational Culture Research on Innovation Field: 12 Years of Analysis. Open Journal of Social Sciences, 2(4), 388-392. https://doi.org/10.4236/jss.2014.24044
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 792 PDF downloads: 183 PDF (English) downloads: 110
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lívia Luize Marengo, Allan Nunes Soares, Henrique Rafael da Silva Romão, Davi Lucas Arruda de Araújo, Silvia Novaes Zilber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.