Como escalar uma startup? O caso da Use Bike e a expansão da locação de bicicletas em hotéis no Brasil
DOI:
10.14211/ibjesb.e2073Palavras-chave:
Startup. Modelo de negócio. Escalabilidade. Expansão de negócios. Franquias.Resumo
O caso da “Use Bike” apresenta o dilema vivido por César e seus sócios para encontrar uma forma de expandir seu negócio. Inicialmente, eles têm duas alternativas: o método de venda por representantes comerciais ou a expansão por franquias. A experiência empresarial revela os diversos desafios, bem como as vantagens associadas a cada uma das escolhas. O uso de representantes comerciais implica na necessidade de maior investimento para aquisição de bicicletas e expansão do negócio e, consequentemente, maiores desafios com relação ao fluxo de caixa. Por outro lado, criar um modelo para franquias, que permita reproduzir o sucesso do negócio, exige vencer desafios e complexidades. A apresentação dessas experiências, com informações sobre a implantação do projeto e considerações coletadas diretamente dos executivos da empresa, tem a finalidade de permitir que alunos sejam capazes de discutir a jornada empreendedora, a partir da validação de modelos de negócios e das possibilidades de escalabilidade de uma startup que não é exclusivamente digital.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Franquias. (2015). Números do Franchising. Recuperado de http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/desempenho-franchising-novo-2015.pdf
Blank, S, & Dorf, B. (2014). Startup: Manual do Empreendedor – O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Rio de Janeiro: Alta Books.
Degen, R. J. (2009). O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Endeavor Brasil. (2016). Os Perfis dos Empreendedores Brasileiros. Recuperado de http://quiz.endeavor.org.br/perfilempreendedor/
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lei nº 8.420, de 8 de maio de 1992. (1992). Introduz alterações na Lei nº 3.886, de 9 de dezembro de 1965, que regula as atividades dos representantes autônomos. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8420.htm
Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994. (1994). Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm
Lei nº 4.886, de 9 dezembro de 1965. (1965). Regula as atividades dos representantes comerciais autônomos. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4886.htm
Maximiano, A. C. A. (2011). Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. (2ª ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Michael, S. C. (2003). First mover advantage through franchising. Journal of Business Venturing, 18(1), 61-80. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(01)00085-4 DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(01)00085-4
Ministério do Turismo. (2015). Turismo movimenta R$492 bilhões no Brasil. Recuperado de https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-movimenta-r-492-bilhoes-no-brasil
Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: a proposition in a design science approach (Doctoral dissertation). Faculté des Hautes Études Commerciales, Université de Lausanne, Lausanne, Suíça.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios – Um manual para Visionários, Inovadores e Revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books.
Ries, E. (2012). A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel.
Silva Júnior, O. F. P. (2014) Empreendedorismo: a base do sucesso. Itajaí, SC: Editora da Univali.
Teece, D. J. (2010). Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, 43(2-3), 172-194. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 777 Caso de ensino (pdf) downloads: 121 Caso de ensino Viewer (xml, epub, html) downloads: 0 Caso de ensino Mobile downloads: 0 Notas de ensino downloads: 38
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gianfranco da Silva Araujo, Odilo Schwade Junior, Anete Alberton, Sidnei Vieira Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.