Uma análise da produção científica internacional sobre aceleradoras de negócios de 1990 a 2019

Autores

  • Matheus Eurico Soares de Noronha matheus@abeeolica.org.br
    Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-4640-6690
  • Cristina Doritta Brandão Majorana crisdoritta@gmail.com
    Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-6999-8855
  • Leonardo Reis Longo leozinlongo@gmail.com
    Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-8890-8077
  • Ilan Avrichir iavrichir@espm.br
    Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0001-8234-3872

DOI:

10.14211/ibjesb.e2072

Palavras-chave:

Aceleradoras de negócios, Aceleradoras, Revisão sistemática, Reorganização do campo.

Resumo

O estudo do fenômeno de aceleração de empresas em fase inicial tem crescido nos últimos anos e diversos pesquisadores abordam a aceleração a partir de definições insuficientes para explicar os seus processos. O objetivo do trabalho é desenvolver um panorama das publicações científicas sobre “Aceleradoras de Negócios”, mapeando as contribuições acadêmicas já realizadas, organizando-as e sistematizando-as para mostrar o estado da arte do fenômeno da aceleração de empresas startups. A abordagem é qualitativa e o método utilizado é revisão sistemática de literatura, do tipo descritiva. Os dados foram coletados nas bases Scopus e Web of Science, no período compreendido entre 1990-2019. A extração de dados trouxe uma amostra de 403 artigos que, após a aplicação de critérios de exclusão, consolidou-se em 95 artigos. O trabalho preenche lacunas sobre explicação dos processos de aceleração e traz como contribuições teóricas: a sugestão de um modelo estrutural de aceleração baseado em quatro pilares decompostos em oito processos trabalhados pelas organizações, provenientes das definições da literatura; apresenta o panorama das publicações internacionais na área, abrangendo o período entre 1990 a 2019; e identifica novas oportunidades para pesquisa futuras na área de empreendedorismo e inovação.

Classificação JEL:A19, O00, O30, O31, O33, O36

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Biografia do Autor

Matheus Eurico Soares de Noronha, Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é pesquisador doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGA/ESPM/SP), bolsista CAPES integral. Possui Mestrado pelo Programa de Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (MPCC/ESPM). Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas áreas de pesquisa incluem Tecnologias Limpas, Negócios Internacionais, Estratégia e Inovação Internacional. Possui publicação em diversos journals científicos.

Cristina Doritta Brandão Majorana, Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é pesquisadora doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGA/ESPM/SP), bolsista CAPES integral. Possui Mestrado pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PMDGI/ESPM/SP), bolsista CAPES integral. Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC). Suas áreas de interesse incluem Negócios Internacionais, Estratégia e Inovação Internacional, Empreendedorismo Inovador, Criatividade Organizacional e Inteligência Artificial. Seus artigos vêm sendo publicados em revistas como European Journal of Innovation Management, Journal of Knowledge Management, Innovation & Management Review (INMR), Administração: Ensino E Pesquisa (RAEP); Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), Future Studies Research Journal.

Leonardo Reis Longo, Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é líder de produto no Google para América Latina, é pesquisador mestrando no Programa de Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (MPCC/ESPM). Possui Mestrado pelo Programa de Comportamento do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (MPCC/ESPM). Graduação em Comunicação Social, com ênfase em propaganda e marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Suas áreas de pesquisa incluem habilidades de marketing, marketing digital e transformação digital. Possui publicação em diversos journals científicos.

Ilan Avrichir, Programa Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Suas áreas de interesse de pesquisa são exportação de empresas brasileiras, cadeias globais de valor e Indicações geográficas. Tem artigos publicados na Journal of Cleaner Production (JCP), International Jornal of Business and Emerging Markets, Journal of Family Business Management, Brazilian Business Review (BBR), Revista Ibero Americana de Estratégia, Revista de Gestão (REGE) entre outras.

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Publicado

31-12-2021

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Como Citar

de Noronha, M. E. S., Majorana, C. D. B., Longo, L. R., & Avrichir, I. (2021). Uma análise da produção científica internacional sobre aceleradoras de negócios de 1990 a 2019. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(1), e2072. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2072

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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