Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1796Palavras-chave:
Empreendedorismo, Comércio eletrônico, Operações, Varejo, Canais de vendasResumo
Objetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo.
Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios.
Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável.
Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas.
Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.
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