Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1796Palabras clave:
Empreendedorismo, Comércio eletrônico, Operações, Varejo, Canais de vendasResumen
Objetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo.
Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios.
Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável.
Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas.
Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.
Descargas
Citas
Arroyo. C. S., Camargo Júnior, A. S., Merlo, E. M., & Scandiuzzi, F. (2016). Uma análise das preferências de consumidores no comércio eletrônico. Revista Facef Pesquisa, 9(1), 5-16.
Aversa, P., & Berinato, S. (2017). Sometimes, less innovation is better. Harvard Business Review, 5/6, 38-39.
Cetic.BR (2019). TIC Domicílios 2018: Módulo de Comércio Eletrônico. Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Recuperado de https://cetic.br/pesquisa/domicilios/
Dornelas, J. C. A. (2014). Empreendedorismo para visionários. Rio de Janeiro: Editora LTC.
Eisemann, T., Ries, E., & Dillard, S. (2011). Hypothesis-driven entrepreneurship: the lean startup. Harvard Business School Entrepreneurial Management Case No. 812-095. Boston, MA, USA: Harvard Business School.
Fink, S. L., & Cohen, A. R. (2013). Comportamento Organizacional: Conceitos e Estudos de Caso. Rio de Janeiro, Elsevier.
Gans, J., Scott, E. L., & Stern, Scott. (2018) Do entrepreneurs need strategy? Harvard Business Review. Recuperado de https://hbr.org/2018/05/do-entrepreneurs-need-a-strategy
Hauswald, H., Hack, A., Kellermanns, F. W., & Patzelt, H. (2016). Attracting New Talent to Family Firms: Who is Attracted and under what Conditions? Entrepreneurship Theory and Practice, 40(5), 963-989.
Henry, C., Foss, L., Fayolle, A., Walker, E., & Duffy, S. (2015). Entrepreneurial leadership and gender: exploring theory and practice in global contexts. Journal of Small Business Management, 53(3), 581-586.
Kuiate, C., & Noland, T. R. (2011). Attracting and retaining core competency: a focus on cost stickiness. Journal of Accounting and Organizational Change, 15(4), 678-700.
Maurya, A. (2018). Comece sua startup enxuta. São Paulo: Saraiva Educação.
Mota-Santos, C. M., & Carvalho Neto, A. (2017). O papel da família na trajetória profissional de mulheres executivas e empreendedoras. Revista Alcance, 24(1), 36-49.
Nohara, J. J., Acevedo, C. R., Zilber, S. N., & Parisotto, I. R. S. (2008). Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico. RAI – Revista de Administração e Inovação, 5(2), 132-149.
Porter, M. E. (2005). Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência (2a. ed.). Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
Ries, E. (2018). O estilo startup. Rio de Janeiro: LeYa.
Salomão, K. (2018). A briga entre Mercado Livre e Correios pelo preço do frete. Recuperado de https://exame.abril.com.br/negocios/a-briga-entre-mercado-livre-e-correios-pelo-preco-do-frete/
Shapiro K., & Varian, H. (2003). A Economia da Informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da Internet. Rio de Janeiro: Ed. Campus: Elsevier.
Slack, N., Brandon-Jones, A., & Johnston, R. (2015). Administração da Produção. São Paulo: Atlas.
Wasserman, N. (2013). The founder´s dilemmas: anticipating and avoiding the pitfalls that can sink a startup. New Jersey, USA: Princeton University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. El(los) autor(es) autoriza(n) la publicación del texto en la revista;
2. El(los) autor(es) garantiza(n) que la contribución es original e inédita y que no está siendo evaluada por otra(s) revista(s);
3. La revista no se responsabiliza por las opiniones, ideas y conceptos expresados en los textos, siendo de exclusiva responsabilidad de su(s) autor(es);
4. Los editores se reservan el derecho de realizar ajustes textuales y adecuarse a las normas de la publicación.
5. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia simultánea (Creative Commons (CC BY 4.0) lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
6. Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo (versión enviada, versión aceptada [manuscrito aceptado por el autor] o versión publicada [versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como citas anteriores y mayores de trabajos publicados. La REGEPE pide como condiciones políticas para los Autores: Deben vincular al artículo publicado con DOI. Ver El efecto del acceso abierto en http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.