Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa: A Companhia de Teatro “Grupo Galpão”

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i2.1576

Palavras-chave:

Empreendedorismo Cultural, Economia Criativa, Grupo Galpão, Incentivo à Cultura, Lei Rouanet

Resumo

Objetivo: Analisar e descrever o empreendedorismo cultural no contexto da economia criativa, na percepção do Grupo Galpão, sediado na cidade de Belo Horizonte-MG.

Metodologia: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio de estudo de caso. A unidade de análise foi o empreendedorismo cultural e a unidade de observação o Grupo de Teatro Galpão. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada e a análise pela técnica de análise de conteúdo categorial.

Resultados: O grupo revelou amplo conhecimento sobre o tema, cujos principais desafios são a dificuldade de planejamento dos eventos em médio e longo prazos e a dificuldade de gerar receita exclusivamente pelo público participante. Identificou-se que a criação e manutenção do Centro Cultural tem contribuído com vários projetos de acesso à cultura de interesse da sociedade, nos quais a Lei Rouanet vem tendo papel relevante.

Contribuições teóricas: Ampliação do conhecimento dos estudos relacionados ao empreendedorismo cultural, enfatizando a economia criativa, cujas pesquisas estão caminhando no sentido de alcançarem solidez do ponto de vista científico.

Relevância/originalidade: Contempla principalmente os contextos acadêmico e social, no sentido de ampliar os estudos direcionados ao empreendedorismo cultural. A sua originalidade está centrada na pesquisa de uma companhia de teatro de destaque no Brasil, focando o empreendedorismo cultural na dimensão da economia criativa.

 

Contribuições sociais/gestão: Fomenta o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária em relação ao espírito empreendedor, por meio da disseminação cultural, com foco nos princípios da economia criativa e da gestão empreendedora. 

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Biografia do Autor

Janaína Martins dos Reis, Centro Universitário Unihorizontes

Mestranda em Administração; Bolsiata de Mestrado da CAPES.

Luciano Pereira Zille, Centro Universitário Unihorizontes - Programa de Mestrado Acadêmico em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professor Titular do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes; Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2005/2012).

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Publicado

03-03-2020

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Como Citar

Reis, J. M. dos, & Zille, L. P. (2020). Empreendedorismo Cultural e Economia Criativa: A Companhia de Teatro “Grupo Galpão”. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 97–122. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1576

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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