Para Além dos Cursos de Empreendedorismo: estratégia, estrutura e processos na Illinois tech para se tornar uma universidade empreendedora
DOI:
10.14211/regepe.v9i1.1539Palavras-chave:
Educação Empreendedora, Alinhamento Estratégico, Processo Educacional, Aprendizagem ExperiencialResumo
Objetivo: Criar uma nova geração de empreendedores de alto impacto é um dos papéis relevantes de universidades em todo o mundo. Para tal, é necessário não apenas oferecer um conjunto de cursos de empreendedorismo, mas articulá-los com uma estratégia de empreendedorismo e inovação.
Método: O método da pesquisa foi o estudo de caso, com o objetivo de apresentar como a Illinois Tech, que declara a educação em empreendedorismo como um valor central em sua missão, desenvolveu e implementou estratégia, estrutura e processos para criar uma forte cultura empreendedora, oferecendo oportunidades para projetos de estudantes em todos os cursos e o tempo todo, através de múltiplos níveis de coordenação.
Originalidade/Relevância: A estrutura fornecida inclui laboratórios de inovação, Parque Tecnológico, Centro de Empreendedorismo, Academia de Empreendedorismo, dentre outros comitês e membros da comunidade externa para conectar projetos da Universidade ao ecossistema de empreendedorismo regional.
Resultados: O processo baseia-se na construção de uma trajetória que o aluno deve percorrer, de cursos acadêmicos a oportunidades extracurriculares para desenvolver e aplicar seus conhecimentos por meio de competições, eventos do setor e organizações estudantis.
Contribuições teóricas/metodológicas: Para os estudantes que querem desenvolver e lançar suas startups, há uma variedade de recursos do campus, de instalações a mentores e acesso a recursos externos. A Illinois Tech também está empenhada em identificar as necessidades de negócios na comunidade e aproximar os alunos com contatos da indústria para atender a essas necessidades, particularmente por meio de parcerias com o programa I-PRO, apoio do corpo docente, centros de carreira e centros de pesquisa.
Downloads
Referências
Abell, D. F. (1993). Managing with Dual Strategies: Mastering the Present, Preempting the Future. The Free Press, New York.
Cantor, J. A. (1995). Experiential Learning in Higher Education: Linking Classroom and Community. ASHE-ERIC Higher Education Report Nº. 7. Washington, D.C.: The George Washington University, Graduate School of Education and Human Development.
Eisenhardt, K.M., & Graebner, M.E. (2007). Theory Building from Cases Opportunities and Challenges. Academy of Management Journal, 50, 25-32. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2007.24160888
Erkkila, K. (2000). Entrepreneurial Education Mapping the Debates in the United States, the United Kingdom and Finland. New York: Garland Publishing Inc.
Graham, R. (2014). Creating University-based Entrepreneurial Ecosystems: Evidence from Emerging World Leaders. Massachusetts Institute of Technology.
Heracleous L., & Wirtz J. (2012). Strategy and Organization at Singapore Airlines: Achieving Sustainable Advantage Through Dual Strategy. In: Inderwildi O., King S. (eds) Energy, Transport & the Environment. Springer, London DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-2717-8_26
Hak, T., & Hansen, G. (2009). Does Education make Students more Entrepreneurial? An Empirical Pilot Study. Proceedings of 2009 United States Association for Small Business and Entrepreneurship Conference.
Hill, C. W. L., & Jones, G. R. (2004). Strategic management: an integrated approach. Boston: Houghton Mifflin.
Hrebiniak, L. G. (2005). Making Strategy Work: Leading Effective Execution and Change. Nova Jersey: Wharton School.
Illinois Institute of Technology (2015). Entrepreneurship Continuum. IIT Internal Report.
Illinois Institute of Technology (2016). Strategic Plan 2014-2019. Retrieved from https://web.iit.edu/strategic-plan/2014-2019
Johannisson, B. (1991). University Training for Entrepreneurship: Swedish Approaches. Entrepreneurship & Regional Development International Journal, 3(1), 67-82. DOI: https://doi.org/10.1080/08985629100000005
Kohlbacher, F. (2006). The Use of Qualitative Content Analysis in Case Study Research. Forum Qualitative Sozialforschung. Vol 7, No 1
Krabel, S. (2018). Are entrepreneurs made on campus? The impact of entrepreneurial universities and graduates’ human capital on graduates’ occupational choice. Journal of International Entrepreneurship. 16, 456–485 DOI: https://doi.org/10.1007/s10843-017-0218-z
McMullan, W.E., & Long, W.A. (1987). Entrepreneurship education in the nineties, Journal of Business Venturing, 2(3), 61-275. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-9026(87)90013-9
Merriam, S. (1998). Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass
Miles, R. E., & Snow, C. C. (1978). Organizational Strategy Structure and Process. New York: McGraw-Hill. DOI: https://doi.org/10.2307/257544
Nabi, G., Liñán, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Walmsley, A. (2017). The Impact of Entrepreneurship Education in Higher Education: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education., 16(2), 277-299. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026
Noor, K. B. M. (2008). Case Study: A Strategic Research Methodology. American Journal of Applied Sciences, 5 (11), 1602-1604. DOI: https://doi.org/10.3844/ajassp.2008.1602.1604
Rauch, A. & Hulsink, W. (2015). Putting Entrepreneurship Education Where the Intention to Act Lies: An Investigation into the Impact of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Behavior. Academy of Management Learning & Education, 14(2), 187–204 DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2012.0293
Saloner, G., Shepard, A., & Podolny, J. (2001). Strategic Management. New York: John Wiley & Sons.
Sanchés, J.C. (2013). The Impact of an Entrepreneurship Education Program on Entrepreneurial Competencies and Intention. Journal of Small Business Management. 51(3), 447–465. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12025
Solomon, G. T., Duffy, S., & Tarabishy, A. (2002). The state of entrepreneurship education in the United States: a nationwide survey and analysis. International Journal of Entrepreneurship Education, 1 (1), 65–86.
Stumpf, S. S., Dunbar, R. L., & Mullen, T. P. (1991). Simulations in Entrepreneurship Education: Oxymoron or Untapped
Opportunity? FER Babson College: Wellesley, MA, pp 681-694.
Ulrich, T. A., & Cole, G. S. (1987) Toward more effective training of future entrepreneurs. Journal of Small Business Management, 25 (4), 32-39.
Vanevenhoven, L. (2013). The impact of Entrepreneurship Education: Introducing the Entrepreneurship Education Project. Journal of Small Business Management, 51 (3), 316-328. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12026
William, J. R. (1992) How Sustainable is Your Competitive Advantage? California Management Review, 34 (3), 29-51. DOI: https://doi.org/10.2307/41167422
Yin, R. (1994). Case study research, design and methods. Newbury Park: Sage Publications.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 853 PDF downloads: 419 PDF (English) downloads: 185
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.