A CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR EMPREENDEDORES JOVENS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO ESTADO DE SERGIPE
DOI:
10.14211/regepe.v1i1.15Palavras-chave:
Empreendedorismo, jovens empreendedores, serviços.Resumo
A escolha do empreendedorismo jovem como tema deste estudo pode ser justificada por vários fatores, principalmente pelo fato de o Brasil ser um país de população jovem e pelo aumento da participação dos jovens em atividades empreendedoras, como mostram os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2011). Este estudo tem como objetivo analisar o processo de criação de negócios de jovens empreendedores sergipanos, desde a identificação da oportunidade até a consolidação do negócio, além das dificuldades enfrentadas durante esse processo. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva; a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco empreendedores jovens, que criaram negócios no setor de serviços. As categorias analíticas e os elementos que formaram a base de análise para o estudo foram baseados na revisão da literatura. Como resultados, pode-se destacar que, de forma geral, o processo de criação de negócios pelos empreendedores jovens sergipanos não é diferente do identificado nos empreendedores mais maduros. Observa-se que foram motivados pela independência financeira, insatisfação no emprego anterior e por ter vislumbrado uma oportunidade de negócio. No entanto, a alta escolaridade desses jovens, comparada com o restante da população brasileira, é, sem dúvida, uma grande vantagem diferencial. Apesar de não possuírem alguns conhecimentos e habilidades essenciais para a gestão do negócio, os empreendedores jovens sabem onde buscá-los, estabelecem redes de contato, têm consciência de suas limitações e buscam alternativas para superá-las.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-07-2012
Métricas
Visualizações do artigo: 4539 PDF downloads: 2149
Como Citar
Ribeiro, T. M., & Teixeira, R. M. (2012). A CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR EMPREENDEDORES JOVENS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO ESTADO DE SERGIPE. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(1), 72–100. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.15
Edição
Seção
Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.