AS ESTRATÉGIAS DOS FORNECEDORES DE MARCAS PRÓPRIAS E O SEU PODER DE NEGOCIAÇÃO FRENTE AOS VAREJISTAS: UM ESTUDO COM PEQUENOS FABRICANTES

Autores

  • Daniel Luís Arenhardt darenhardt@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella lutti@ufsm.br
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann marciazg@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.14211/regepe.v4i2.142

Palavras-chave:

Pequenos fornecedores, Marcas próprias, Poder de negociação

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar as estratégias de marcas próprias (MP) adotadas por três fornecedores de pequeno porte, bem como o seu poder de negociação frente à rede varejista. Os conceitos de marca própria, fornecimento de marca própria e estratégias de marca própria foram aprofundados no intuito de subsidiar as análises realizadas. A pesquisa tem natureza exploratória e foi realizada por meio de dois métodos de investigação: o bibliométrico e o estudo de casos múltiplos. O primeiro método utilizou a plataforma de buscas do Portal de Periódicos Capes/Mec para identificar a produção sobre o assunto nos últimos 10 anos. O segundo método aprofundou as estratégias dos pequenos fornecedores de MP e o seu poder de negociação, através da realização de entrevistas em profundidade. Os resultados apresentam diferentes estratégias adotadas, de acordo com o percentual de faturamento com PM de cada fornecedor, bem como fatores que atribuem poder nas negociações, tanto aos fabricantes quanto ao varejista.

 

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Biografia do Autor

Daniel Luís Arenhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

05-02-2015

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Como Citar

Arenhardt, D. L., Battistella, L. F., & Grohmann, M. Z. (2015). AS ESTRATÉGIAS DOS FORNECEDORES DE MARCAS PRÓPRIAS E O SEU PODER DE NEGOCIAÇÃO FRENTE AOS VAREJISTAS: UM ESTUDO COM PEQUENOS FABRICANTES. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(2), 183–218. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.142

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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