Sensorial Merchandising: Um Experimento no Varejo de Moda para Inclusão de Consumidores Cegos

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v8i1.983

Palabras clave:

comportamento do consumidor, consumo, gestão do varejo, sensorial merchandising

Resumen

Esse artigo propõe o conceito de sensorial merchandising a partir do entendimento da atmosfera de varejo como um esforço para gerar uma experiência de compra, com pessoas com deficiência visual. Os deficientes visuais no varejo de moda, devido a certas limitações, necessitam de algumas mudanças na atmosfera do setor. O objetivo, então, é compreender os anseios dos consumidores, e assim dar subsídios as empresas de varejo de moda para que promovam sua autonomia no ato da compra utilizando uma cartela de cores com aroma de fruta/fruto, Color Sense, como elemento do Sensorial Merchandising. A metodologia adotada foi um experimento de estudo de caso único realizado em ambiente controlado. Os resultados obtidos sugerem uma relação positiva do consumidor cego com a Color Sense, assim como os demais elementos do Sensorial Merchandising.

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Biografía del autor/a

Iris Brenda Mendes Souza e Silva Almeida, Centro Universitário Boa Viagem - UNIFBV

Mestra em Gestão Empresarial na linha de pesquisa Marketing, Comunicação e Negócios Internacionais pelo Centro Universitário Boa Viagem - UNIFBV, Pernambuco, (Brasil).  

Rafael Lucian, Centro Universitário Boa Viagem - UNIFBV

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco, (Brasil). Professor Titular das Disciplinas de Métodos Quantitativos e Marketing Internacional e Globalização do Centro Universitário Boa Viagem, UNIFBV, Pernambuco. 

Nelsio Rodrigues Abreu, Universidade Federal de Paraíba - UFPB

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Minas Gerais, (Brasil). Professor Associado III da Universidade Federal de Paraíba - UFPB.

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Publicado

01-01-2019

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Cómo citar

Almeida, I. B. M. S. e S., Lucian, R., & Abreu, N. R. (2019). Sensorial Merchandising: Um Experimento no Varejo de Moda para Inclusão de Consumidores Cegos. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(1), 126–148. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i1.983

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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