A PERCEPÇÃO DE CLIENTES SOBRE INOVATIVIDADE, CRIATIVIDADE, APRENDIZAGEM E EMPREENDEDORISMO EM CASAS NOTURNAS.

Autores/as

  • André Luís Janzkovski Cardoso cardoso9778@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis-MT
  • Suziméri Vilas Bôas Pescador suzi@unipar.br
    Universidade Paranaense Campus Cascavel-PR
  • Paulo Henrique Martins Desidério phenrik@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis-MT

DOI:

10.14211/regepe.v5i2.345

Palabras clave:

Inovação, Inovatividade, Criatividade, Aprendizagem, Empreendedorismo, Casas Noturnas

Resumen

Este é um estudo sobre a percepção de clientes de casas noturnas sobre inovatividade, criatividade, aprendizagem e empreendedorismo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com coleta de dados por meio de questionários enviados aos frequentadores de casas noturnas no município de Cascavel-PR, totalizando 799 respostas válidas. Os dados foram analisados com técnicas estatísticas compreendendo comparativos entre médias, análise de correlação e análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados demonstraram um fator de determinação entre a percepção dos clientes e os construtos tiveram variação de 37% para o fator aprendizagem, 40% para criatividade, 47% para inovação e 54% para empreendedorismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis-MT

Professor de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD e de Revistas de Administração. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

Suziméri Vilas Bôas Pescador, Universidade Paranaense Campus Cascavel-PR

É doutora em Administração pela PUCPR. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991). Atualmente é professora de pós-graduação e graduação do curso de administração da Universidade Paranaense, Campus Cascavel-PR. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de pessoas, clima organizacional, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, remuneração, responsabilidade social, pesquisa de mercado, endomarketing e empreendedorismo.

Paulo Henrique Martins Desidério, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis-MT

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis. Foi professor convidado de Pós-Graduação - MBA na UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, estratégia, inovação tecnológica, inovação aberta, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.

Publicado

01-08-2016

Métricas


Visualizações do artigo: 2866     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1298

Cómo citar

Cardoso, A. L. J., Pescador, S. V. B., & Desidério, P. H. M. (2016). A PERCEPÇÃO DE CLIENTES SOBRE INOVATIVIDADE, CRIATIVIDADE, APRENDIZAGEM E EMPREENDEDORISMO EM CASAS NOTURNAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(2), 146–176. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.345

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.