QueroQuiro – Empreendedorismo em Um Segmento da Saúde

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v9i2.1689

Palabras clave:

Quiropraxia, Oportunidade, Criação de Valor, Expansão do Negócio

Resumen

Objetivo: Apresentar o processo de aproveitamento de uma oportunidade no segmento de saúde por uma clínica de quiropraxia.

Metodologia: Foi adotada a metodologia da solução de problemas e aproveitamento de oportunidades, por se tratar de trabalho aplicado à realidade de um negócio.

Resultados: Rápido crescimento da demanda pelos serviços na área em 361,97% no faturamento e em 4,41% na margem de lucratividade, entre junho de 2018 e maio de 2019, por ter dobrado o número de atendimentos. Isso permitiu a expansão da clínica com a implantação de uma nova unidade no final desse período.   

Contribuições teóricas/metodológicas: A metodologia utilizada demonstrou ser suficientemente robusta e eficiente para tratar um tema prático de empreendedorismo, envolvendo questões concretas e complexas da realidade da empresa.

Relevância/originalidade: Mostrar o desenvolvimento de um empreendimento bem-sucedido, apresentando como é possível dobrar o faturamento de um negócio utilizando uma metodologia com fundamentação científica que permite a replicação e tem validade por tratar com a realidade.

Contribuições sociais/para a gestão: Está no fato de uma empresa iniciante no negócio da saúde ter dobrado o seu porte, ter gerado benefício para mais pessoas com necessidades de recuperação da saúde, resultando na expansão do quadro de pessoal com a contratação de mais profissionais e de apoio administrativo, além do reinvestimento na expansão do negócio. Aos gestores é importante enfatizar que negócios começam e expandem atendendo às necessidades dos clientes e entregando aquilo que eles efetivamente estão demandando.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio de Almeida Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie - M

Mestre  em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil). 

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie - M

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Citas

Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2017). Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice-Hall.

Bavaresco, M. T. (2016). Conhece teus concorrentes como a ti mesmo. Revista HSM. Disponível em: <http://www.revistahsm.com.br/marketing-e-vendas/conhece-teus-concorrentes-como-ti-mesmo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Blank, S., & Dorf, B. (2014). Startup: Manual do Empreendedor. Rio de Janeiro: Atlas Book.

CM.2. (2018). Portal da clínica CM.2. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.clinicamultidisciplinar.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Coluna Ajustada. (2018). Portal da clínica Coluna Ajustada. São Paulo, SP. Disponível em: <http://colunaajustada.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Dominguez, S. V. (2000). O valor percebido como elemento estratégico para obter a lealdade dos clientes. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 7, n. 4.

Doutor da Coluna. (2018). Portal da clínica Doutor da Coluna. São Paulo, SP. Disponível em: <http://doutordacoluna.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Flick, U. (2004). Uma introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Bookman.

Hair, J. F., Babin B., Money, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). Administração Estratégica. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning.

Hooley, G. J., Saunders, J. A., & Piercy, N. F. (2006). Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Pearson.

Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2007). Explorando a estratégia corporativa. 7. ed. Porto Alegre: Bookman.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Boston: Harvard Business School Press.

Mais Coluna. (2018). Portal da clínica Mais Coluna. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.maiscoluna.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. Disponível em: <http://up.mackenzie.br/stricto-sensu/administracao-do-desenvolvimento-de-negocios-profissional/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

Nassif, V. M. J.; Ghobril, A. N.; Silva, N. S. (2010). Understanding the entrepreneurial process: a dynamic approach. Brazilian Administration Review, v. 7, n. 2, pp. 213-226. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-76922010000200007

Neves, S. C. (2016). D. D. Palmer (1845-1913) e as origens da quiropraxia no século XIX. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. DOI: https://doi.org/10.23925/1980-7651.2017v19;p58

Osterwalder, A. (2011). Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books.

Porter, M. E. (2006). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

Penrose, E. (2006). A teoria do crescimento da firma. Campinas: Unicamp.

Pinheiro, G. (2016). Quiropraxia cresce no mercado da saúde. Jornal Matéria Prima. Disponível em: <http://www.jornalmateriaprima.com.br/2016/05/quiropraxia-cresce-no-mercado-da-saude/>. Acesso em: 18 mai. 2018.

Portal Educação. (2018). Quiropraxia no Brasil e no mundo. São Paulo, SP. Disponível em:

<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/quiropraxia-no-brasil-e-no-mundo/36431>. Acesso em: 4 abr. 2018.

Provital. (2018). Portal da clínica Provital. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.provital-quiropraxia.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

QueroQuiro. (2018). Portal da clínica QueroQuiro. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.queroquiro.com/>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Quiro Vida. (2018). Portal da clínica Quiro Vida. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.quirovida.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Quiropraxia Jason Gilbert. (2018). Portal da clínica. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.qjg.com.br/>. Acesso em: 6 mai. 2018.

Reichheld, F. F. (1993). Loyalty-based management. Harvard Business Review, v. 71, n. 2, pp. 64-73.

Robbins, S. P., Judge, T., & Sobral, F. (2010). Comportamento Organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Schumpeter, J. (1961). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.

Slater, S., & Narver, J. C. (1990). The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Marketing, v. 54, n. 4, pp. 20-35. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299005400403

Slater, S., & Narver, J. C. (1994). Market orientation, customer value and superior performance. Business Horizons, v. 37, n. 2, pp. 22-29. DOI: https://doi.org/10.1016/0007-6813(94)90029-9

Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2008). Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Artmed.

Vale, G.M.V., Correa, V.S, & Reis, R.F. (2014). Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade Versus Oportunidade? RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, art. 4, pp. 311-327, DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141612

Vergara, S. C. (2006). Gestão da Qualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Vertebrale. (2018). História da Quiropraxia. Disponível em: <https://saudedacolunavertebral.com.br/clinica-da-quiropraxia-o-que-e-quiropraxia/historia-da-quiropraxia/>. Acesso em: 12 mai. 2019.

Viva Quiropraxia. (2018). Portal da clínica Viva Quiropraxia. São Paulo, SP. Disponível em: <http://www.vivaquiropraxia.com.br/>. Acesso em: 9 jun. 2018.

Xu, J., Houssin, R., Caillaud, E., & Gardoni, M. (2010). Macro process of knowledge management for continuous innovation. Journal of Knowledge Management, v. 14, n. 4, pp. 573-591. DOI: https://doi.org/10.1108/13673271011059536

Zeithaml, V. (1988). Consumer perceptions of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, v. 52, n. 3, pp. 2-22. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298805200302

Neal, W. (1999) Satisfaction is nice, but value drives loyalty. Marketing Research: a magazine of management and applications. v. 11, n. 1, pp. 21-23.

Publicado

03-03-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 661     PDF (Português (Brasil)) downloads: 310 PDF (English) downloads: 152

Cómo citar

Almeida Neto, M. de, & Marcondes, R. C. (2020). QueroQuiro – Empreendedorismo em Um Segmento da Saúde. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 206–232. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1689

Número

Sección

Artículo tecnológico

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.