A CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR EMPREENDEDORES JOVENS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO ESTADO DE SERGIPE

Autores/as

  • Tomayka Mendonça Ribeiro tomayka@hotmail.com
    UFS/DAD
  • Rivanda Meira Teixeira rivandateixeira@terra.com.br
    UFS-PROPADM

DOI:

10.14211/regepe.v1i1.15

Palabras clave:

Empreendedorismo, jovens empreendedores, serviços.

Resumen

A escolha do empreendedorismo jovem como tema deste estudo pode ser justificada por vários fatores, principalmente pelo fato de o Brasil ser um país de população jovem e pelo aumento da participação dos jovens em atividades empreendedoras, como mostram os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2011). Este estudo tem como objetivo analisar o processo de criação de negócios de jovens empreendedores sergipanos, desde a identificação da oportunidade até a consolidação do negócio, além das dificuldades enfrentadas durante esse processo. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva; a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco empreendedores jovens, que criaram negócios no setor de serviços. As categorias analíticas e os elementos que formaram a base de análise para o estudo foram baseados na revisão da literatura. Como resultados, pode-se destacar que, de forma geral, o processo de criação de negócios pelos empreendedores jovens sergipanos não é diferente do identificado nos empreendedores mais maduros. Observa-se que foram motivados pela independência financeira, insatisfação no emprego anterior e por ter vislumbrado uma oportunidade de negócio. No entanto, a alta escolaridade desses jovens, comparada com o restante da população brasileira, é, sem dúvida, uma grande vantagem diferencial. Apesar de não possuírem alguns conhecimentos e habilidades essenciais para a gestão do negócio, os empreendedores jovens sabem onde buscá-los, estabelecem redes de contato, têm consciência de suas limitações e buscam alternativas para superá-las.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tomayka Mendonça Ribeiro, UFS/DAD

Rivanda Meira Teixeira, UFS-PROPADM

Publicado

23-07-2012

Métricas


Visualizações do artigo: 4534     PDF (Português (Brasil)) downloads: 2147

Cómo citar

Ribeiro, T. M., & Teixeira, R. M. (2012). A CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS POR EMPREENDEDORES JOVENS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO ESTADO DE SERGIPE. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(1), 72–100. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.15

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.