AS ESTRATÉGIAS DOS FORNECEDORES DE MARCAS PRÓPRIAS E O SEU PODER DE NEGOCIAÇÃO FRENTE AOS VAREJISTAS: UM ESTUDO COM PEQUENOS FABRICANTES

Autores/as

  • Daniel Luís Arenhardt darenhardt@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella lutti@ufsm.br
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann marciazg@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

10.14211/regepe.v4i2.142

Palabras clave:

Pequenos fornecedores, Marcas próprias, Poder de negociação

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de identificar as estratégias de marcas próprias (MP) adotadas por três fornecedores de pequeno porte, bem como o seu poder de negociação frente à rede varejista. Os conceitos de marca própria, fornecimento de marca própria e estratégias de marca própria foram aprofundados no intuito de subsidiar as análises realizadas. A pesquisa tem natureza exploratória e foi realizada por meio de dois métodos de investigação: o bibliométrico e o estudo de casos múltiplos. O primeiro método utilizou a plataforma de buscas do Portal de Periódicos Capes/Mec para identificar a produção sobre o assunto nos últimos 10 anos. O segundo método aprofundou as estratégias dos pequenos fornecedores de MP e o seu poder de negociação, através da realização de entrevistas em profundidade. Os resultados apresentam diferentes estratégias adotadas, de acordo com o percentual de faturamento com PM de cada fornecedor, bem como fatores que atribuem poder nas negociações, tanto aos fabricantes quanto ao varejista.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Luís Arenhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Administração / Departamento de Ciências Administrativas / Centro de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

05-02-2015

Métricas


Visualizações do artigo: 3001     PDF (Português (Brasil)) downloads: 923

Cómo citar

Arenhardt, D. L., Battistella, L. F., & Grohmann, M. Z. (2015). AS ESTRATÉGIAS DOS FORNECEDORES DE MARCAS PRÓPRIAS E O SEU PODER DE NEGOCIAÇÃO FRENTE AOS VAREJISTAS: UM ESTUDO COM PEQUENOS FABRICANTES. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(2), 183–218. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i2.142

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.