UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DAS REDES PARA PEQUENAS EMPRESAS E SOBRE OS EFEITOS NO APRENDIZADO DE EMPREENDEDORES
DOI:
10.14211/regepe.v1i1.13Palabras clave:
Aprendizagem, empreendedorismo, redes.Resumen
Este ensaio tem por objetivo identificar como a imersão em redes por empreendedores pode favorecer a aprendizagem para criação e desenvolvimento de pequenas empresas. Por meio da análise de estudos realizados na última década sobre o tema destaca-se a importância das redes para que empreendedores possam promover trocas de conhecimento e desenvolvam condições ao surgimento de informações visando à criação e identificação de oportunidades. A aprendizagem em empreendedorismo remete a busca de informações valiosas para assegurar o sucesso e a continuidade de pequenas e médias empresas em um mercado competitivo e dinâmico. Neste sentido, a aprendizagem empreendedora no contexto de redes sociais de relacionamento está ligada a um processo onde o empreendedor adquire conhecimento adequado para criar e gerir novos negócios (POLITIS, 2005). Estudos sobre a inserção de empreendedores em redes sociais (ARENIUS; CLERCQ, 2005; BAC; INCI, 2010; GREVE; SALAFF, 2003; KNIGHT, 2002) e sobre aprendizagem em empreendedorismo (COPE, 2005; CORBETT, 2007; HARRISON; LEITCH, 2005; POLITIS, 2005; ROWLEY, 2000) são apresentados como contribuições teóricas, nos quais se observa que o desenvolvimento da atividade empreendedora pode se ampliar por meio da troca de conhecimento, fator que implica no desenvolvimento do processo de aprendizagem em um ambiente de redes. Cabe ressaltar que a inovação e o desenvolvimento das pequenas empresas mereceram destaque entre os estudos, considerando o ambiente das redes de pequenos negócios, como as associações comerciais (MACHADO et al 2009) por exemplo, como forma de viabilizar o potencial empreendedor em muitos segmentos de mercado que estavam restritos por conta de infraestrutura e do conhecimento especializado necessários.
Descargas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 3366 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1737
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
-
El/La autor(a)/es(as) autorizan la publicación del texto en la revista;
-
La revista no se responsabiliza de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son de entera responsabilidad de sus autores/autoras;
-
Los autores/autoras mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo publicado bajo la Licencia CC BY 4.0, que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista;
-
Los autores/autoras están permitidos y animados a publicar su trabajo (Versión enviada, Versión aceptada [Manuscrito aceptado por el autor/autora] o Versión publicada [Versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o preprints, ya que puede llevar a intercambios productivos, así como a citas anteriores y mayores de trabajos publicados. REGEPE pide como condición política para los autores/autoras que indiquen/vinculen el artículo publicado con DOI. Vea el Efecto del Acceso Abierto.