EVOLUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL EMPREENDEDOR DOS SPIN-OFFS UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Cândido Borges candidoborges@gmail.com
    FACE/UFG
  • Louis Jacques Filion louisjacques.filion@hec.ca
    HEC Montréal

DOI:

10.14211/regepe.v1i1.12

Palabras clave:

Spin-offs, capital social, empreendedorismo.

Resumen

Apesar de a literatura do campo do empreendedorismo reconhecer a evolução do capital social, ao longo do processo de criação de uma empresa, as pesquisas até aqui realizadas registraram, em geral, a estrutura da rede em certo momento e não as mudanças ocorridas nessa estrutura ao longo do tempo. Frente a esta lacuna, o objetivo deste artigo é responder a seguinte questão: como evolui o capital social empreendedor ao longo de processo de criação de um spin-off universitário? Para tanto, são aqui apresentados os resultados de uma pesquisa indutiva, exploratória e qualitativa realizada com oito casos de spin-offs universitários. O processo de criação de spin-offs é dividido em quatro etapas (iniciação, preparação, lançamento e consolidação) e os contatos da rede mobilizados pelos empreendedores são analisados em cada uma destas etapas. Os resultados indicam que na etapa iniciação, o capital social mobilizado é essencialmente tecnológico e que ele progride e se diversifica até a etapa de consolidação, onde ocorre o crescimento da mobilização da rede de negócios. O artigo mostra a importância dos empreendedores anteciparem a mobilização dos contatos de negócio e a necessidade das universidades e suas incubadoras favorecerem esse tipo de relação.

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Biografía del autor/a

Cândido Borges, FACE/UFG

Louis Jacques Filion, HEC Montréal

Publicado

23-07-2012

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Cómo citar

Borges, C., & Filion, L. J. (2012). EVOLUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL EMPREENDEDOR DOS SPIN-OFFS UNIVERSITÁRIOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(1), 3–31. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i1.12

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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