Processo de Avaliação pelos Pares
O artigo submetido à REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal passa por um processo de avaliação que consiste das seguintes etapas, a saber:
1. Uma triagem (Desk Review) realizada pelo Editor-chefe, que analisa sua adequação à política editorial e às normas editoriais da REGEPE, sendo rejeitado em caso de inadequação. Nessa etapa também é realizada a análise de similaridade através do Similarity Check da Ithenticate, que emprega o Turnitin.
2. Depois de aprovado nessa triagem (Desk Review) inicial, tem início o processo de revisão externa, momento em que o artigo é encaminhado para um dos Editores Associados, que faz uma análise quanto à relevância e contribuição do texto. Se pertinente, o Editor Associado então encaminha o manuscrito para pelo menos dois pareceristas em sistema double blind review, escolhidos em função de suas especialidades na área.
3. Os Editores Associados realizam o acompanhamento de todo esse processo de avaliação, que pode ser estender por várias rodadas de avaliações. Em cada rodada de avaliação os revisores, por meio de um parecer redigido em Formulário* próprio da REGEPE, assinalará o resultado, podendo ser um dos três:
i) Submeter nova versão para apreciação com base nas sugestões/recomendações apontadas.
ii) Reprovado com base nas justificativas apontadas.
iii) Aprovado.
4. Quando dos resultados (ii) ou (iii), o processo retorna então ao Editor-Chefe, a quem caberá tomar a decisão final e comunicar aos autores(as).
5. Sempre que solicitado revisão aos autores, estes deverão enviar 3 arquivos: (i) uma versão final do artigo, em arquivo limpo, de preferência em word; (ii) uma versão com todas as alterações feitas e identificadas como revisão, de preferência em Word e marcar com cor diferente e não usar o controle de alterações; (iii) uma carta aos Editores comentando sobre todas as modificações realizadas ou não aceitas, conforme orientação dos revisores.
6. Após a aprovação do artigo, o mesmo seguirá para o processo de revisão, traduação (quando se aplica), diagramação e publicação final.
Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, a REGEPE passa a adotar em sua política editorial, abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista. Dessa forma, os autores e os pareceristas poderão optar por um dos meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico, bem como, os autores poderão concordar em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito, quando lhe oferecida a opção.
Para confirmar e reconhecer a avaliação, além de dar visibilidade ao valoroso esforço voluntário na elaboração dos pareceres, a REGEPE conta com o sistema da ReviewerCredits integrado ao sistema da revista, sendo que o parecerista pode selecionar as opções que desejar. ReviewerCredits é um site comercial que fornece um serviço gratuito para os acadêmicos rastrearem, verificarem e mostrarem sua revisão por pares, divulgando suas contribuições editoriais a periódicos acadêmicos.
Informamos que, no caso da divulgação de avaliações que fundamentam a decisão de publicar um artigo, esta poderá ser editada pelo corpo editorial da revista.
Sobre o tempos de processamento dos manuscritos
A REGEPE, desde 2022, está numa atividade vigorosa de melhoria de seus processos internos de gestão, visando diminuir o tempo de processamento de seus manuscritos. Atualmente, esse tem médio , considerando os últimos três volumes, ou seja, dados de um ano de pblicações (v.11, n.3, set./dez. de 2022 à v.12 n.2, maio-ago. de 2023) é de:
- Média de meses para aprovação = 12,3
- Média de meses entre recebimento e publicação = 17,7
-----
* Formulários de avaliação de manuscritos da REGEPE:
Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)