Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)
Missão e visão
- Considerando que a missão da REGEPE é promover o debate de temas relevantes na área de Empreendedorismo e Gestão de Empresas de Pequeno Porte, além de servir de canal para difundir avanços conceituais, metodológicos e promover estudos e formulações teóricas e empíricas para a área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas;
- Nossa meta é manter a posição da REGEPE como a revista de maior prestígio e relevância nacional e figurar como umas das mais importantes na comunidade internacional, mantendo-a como um dos principais veículos de divulgação científica na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.
Ciência aberta
- Manter a política de acesso aberto diamante;
- Ampliar o uso do preprint para fomentar a cultura do “publique primeiro, avalie depois”;
- Fomentar a comunidade (autores e revisores) em abrir o processo de avaliação por pares e a divulgação dos dados subjacentes à pesquisa;
- Essas medidas são necessárias uma vez que atualmente, em nossa na comunidade, essas práticas são praticamente nulas;
- As práticas serão fomentadas por meio diversificado (campanhas, anúncios e webinar).
Indexações e impacto
- Ser aprovado para inclusão nas coleções SciELO Brasil, Scopus e Web of Science - Emerging Sources Citation Index.
- Avançar da atual classificação Qualis 2017-2020 A3 para A2 na próxima avaliação.
Internacionalização
- Aumentar a participação de pesquisadores(as) estrangeiros(as) no corpo de Editores Associados, bem como dos autores com afiliação em instituições estrangeiras de artigos publicados.
Financiamento
- Realizar parceria com universidade estrangeira para suporte as atividades editoriais e de financiamento;
- Submeter projetos a editais ofertados por agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação como CNPq e FAPESP. Uma das exigências destes editais é que a revista seja indexada por pelo menos dois indexadores elegidos por ele, como SciELO, Scopus, WoS e Redalyc, o qual esse último já temos.
Capacitação e treinamento
- Fomentar a participação em cursos de capacitação de toda a Equipe Editorial, como nos oferecidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.
Divulgação científica
- Criar plano de divulgação para toda a comunidade internacional, especialmente América Latina e Caribe;
- Criação de plano piloto para ampliação do impacto em mídias sociais, aumentando métricas de visibilidade (acessos e downloads);
- Popularizar o conteúdo científico da REGEPE nas mídias sociais, alcançando públicos não acadêmicos, como a comunidade praticante na área de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.
Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable)
- Admissão a preservação digital da Rede Cariniana, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICTP.
Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade)o
- Aumentar o quantitativo de profissionais na equipe editorial para mantermos as edições dos áudios e vídeos (ambos nas três línguas: português, espanhol e inglês) e demais formatos de publicações dos artigos, entre eles o XML, epub, html;
- Aumentar a participação de pesquisadores(as) mulheres e de PPI (preto, pardos e índios) no corpo de Editores Associados.
- Manter, monitorar e adotar medidas para ampliar a paridade de gênero, raça e regionalização entre as publicações.
Periodicidade e tempo de processamento
- Melhorar o tempo médio de processamento dos manuscritos dos atuais 15 meses para aprovação e 18,5 meses entre recebimento e publicação.